Como driblar a desmotivação em 7 passos práticos


Confessa pra mim: tem dias que fica difícil até mesmo levantar da cama, né? No inverno é pelo desejo de hibernar, no verão é por estar derretendo... As desculpas são tão criativas, que muitas vezes a gente pensa que poderia ter a mesma inpiração pra apostar na mega-sena, não é verdade?

O fato é que esses recursos fazem parte do nosso mecanismo de auto sabotagem que, nada mais é, do que um reflexo dos nossos medos mais profundos. Afinal, haja disposição pra encarar mais um dia com o chefe mau humorado, o colega engraçadinho, ou aquela conta atrasada louquinha pra estrelar seu nome no Serasa.

Tudo isso é muito tranquilo quando não corresponde a uma rotina. O problema é que, muitas e muitas vezes, esse comportamento se repete dia após dia e, com isso, vamos empurrando nossa vida para um amanhã que nunca chega.

Por isso hoje eu quero compartilhar com vocês as atitudes que eu tomei pra fugir da estagnação e ser mais eficiente, começando o dia com mais garra e motivação:

1. Pare por um momento

O primeiro passo é você parar um pouquinho pra olhar dentro de si e responder com sinceridade: Eu estou feliz? O que está me deixando preocupado ou insatisfeito? Do que estou com medo? Responder essas perguntas é essencial para identificar o ponto de partida e trazer à tona as causas do medo.

2. Tome um Banho Frio

Tomar banho ao acordar é um ótimo truque pra ficar mais desperto e consciente. Se a água estiver fria, melhor ainda! Dizem que um banho frio tem o poder de restaurar nossa força de vontade e de fato, essa foi o primeira atitude que tomei pra fugir da estagnação e retomar as rédeas da minha vida.

3. Não fique de pijama!

Essa dica vale pra donas de casa, quem trabalha em casa, ou tem jornadas diferenciadas de trabalho. Acordar e ficar de pijama é o convite perfeito pra destruir sua motivação e não fazer nada o dia inteiro. Vista uma roupa confortável, passe filtro solar e sinta a diferença.

4. Priorize as Tarefas Diárias

Sabe quando você chega em casa e olha aquela pilha de louça na pia? Agora me diz: lavou a louça ou sentou pra assistir tv? E não adianta nem rir pois, especialmente os solteiros, tendem a ir direto e reto na segunda opção.

Quer ser mais eficiente em casa? Tática de guerrilha: chegue em casa e faça tudo que precisa ser feito (arrume a casa, alimente os pets, adiante a janta) e daí sim, depois você finaliza com aquele banho gostoso e joga os pés pro ar (com a consciência e a casa limpas).

5. Pratique Mindfullness ou Meditação

Mindfullness (ou atenção plena), é um assunto que está crescendo muito ao redor do mundo e que vem ao encontro das práticas de meditação. A ordem da vez é desacelerar e treinar estar presente no momento, evitando ansiedades com futuro ou lamentações com o passado. Digo treinar, pois não é algo que você consegue da noite pro dia e exige persistência, mas vale cada minuto.

Está comprovado cientificamente que 20 minutos de meditação por dia podem transformar a sua vida, mas você pode perfeitamente começar com apenas 5 minutos e ter grandes resultados.

Leia mais no artigo: Mindfulness: atenção plena para curar ansiedade.

6. Fuja de Notícias Sensacionalistas

Algo que me causava profunda angústia era ler as páginas de notícias e só ver desgraças. Quando nos damos conta, estamos mais preocupados com as ações da polícia ou com o índice do Bovespa do que com nossas próprias vidas, e o cenário "maravilhoso" que vivemos só serve pra nos botar ainda mais pra baixo.

Então reflita: será que você precisa mergulhar tanto assim nesse universo? Poupe a si mesmo de tantas desgraças, pois todos sabemos que o mundo está horrível e ficar alimentando isso só evidencia nosso sofrimento e sentimento de impotência diante desses problemas.

7. Passos de Formiguinha

Daí que você terminou de ler o artigo e ficou empolgadão pra já começar uma vida 100% nova, que nunca mais vai fugir do caminho e que a partir de agora é só sucesso... Muita calma! A chance de se frustrar e desistir de tudo no primeiro dia que sair sem banho, é bem grande.

Especialistas afirmam: o segredo é dar micro passos. Se você começar do zero e der um passinho por dia, a chance de seguir em frente é muito maior. Comece com pequenas atitudes e, com o tempo, você sentirá confiança para dar passos maiores e, quando se der conta, sua vida terá mudado sem nem perceber!

Gostou das dicas? Deixe seu comentário e conte quais os seus recursos pra driblar o fantasma da desmotivação