10 Hábitos matinais para dar adeus ao mau humor


Você sabia que cuidar certos hábitos logo pela manhã pode te ajudar a ter um dia muito melhor, mais feliz, bem disposto e produtivo?


Fique de olho nas dicas e diga adeus à indisposição e mau humor em seu dia a dia:

10. Evitar a Função Soneca

Você vive na função soneca do despertador? Pois especialistas afirmam que isso faz nosso cérebro reajustar o ciclo do sono repetidas vezes podendo causar o efeito contrário.

Depois do segundo ou terceiro alarme é possível que a sensação de cansaço seja ainda maior. E pior, pode te acompanhar por muitas horas e até mesmo o dia todo.

Parece difícil, mas o ideal é fazer um esforço extra e pular da cama assim que o despertador tocar. Comece a treinar e sinta os resultados.

09. Evitar Tecnologias

Dormir grudado no celular e acordar olhando as mensagens pode influenciar muito no mental e humor.

Isso acontece porque cérebro ainda está organizando as ideias e saindo daquele estado de sono. Por isso olhar o celular logo nesse primeiro momento do dia pode aumentar a sensação de confusão mental.

Sem contar a possibilidade de receber uma notícia ruim, num momento que o cérebro ainda está assimilando o mundo exterior. O resultado disso? Mau humor o resto do dia.

O melhor é dar um tempo para todo organismo acordar e deixar as tecnologias para depois do café da manhã.

08. Beber Água

Muitos nutricionistas consideram que água em jejum é o melhor medicamento que o corpo pode receber logo pela manhã.

Isso porque a água faz a limpeza do organismo, ajuda na perda de peso, renova as células, equilibra o sistema linfático, evita constipação, melhora a qualidade da pele, acelera o metabolismo, evita doenças e ainda por cima hidrata o cérebro, trazendo melhor disposição para o seu dia.

E você achando que café era o carvão dos ossos, né? Antes do café, beba um belo copo de água e desfrute os benefícios desse líquido precioso.

Experimente ter uma garrafinha ou moringa com água ao lado da cama para lembrar de beber ao acordar.

07. Abrir as Janelas

Abrir as janelas e iluminar o ambiente logo pela manhã aumenta a disposição para encarar o dia.

A luz do dia estimula a produção do cortisol, hormônio responsável por regular o ritmo cardíaco e melhorar a capacidade de concentração. 

06. Arrumar a Cama

No livro O Poder do Hábito, o autor Charles Duhigg fala em hábitos chave para melhorar a produtividade e felicidade. Esses hábitos (como arrumar a cama todos os dias pela manhã), vão se estendendo para outras áreas da nossa vida, trazendo bem-estar e sucesso.

Eu senti na pele a diferença de mudar este hábito, pois era uma pessoa que achava desnecessário arrumar a cama. Quando fui mudar sozinha e comecei a trabalhar em casa, percebi que aquela bagunça diária só trazia stress e desmotivação.
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05. Meditar

Praticar meditação ou mindfulness pela manhã, mesmo por apenas 5 minutos, ajuda conectar sua mente aos seus objetivos e emoções.

O resultado disso é maior controle mental, equilíbrio interior e motivação. Você sente que está melhor preparado para encarar os desafios e não é qualquer coisa que vai tirar do eixo.

04. Café da Manhã

Um café da manhã saudável com proteínas, frutas e cereais proporciona os nutrientes e energia que precisamos para encarar o dia com mais disposição. Mas atenção aos tipos de cereais que você escolhe...

Segundo a nutricionista Maribel Melos, quanto mais processados os alimentos maior o risco para a saúde: "Comer comida de verdade alimenta nossas células. Ovos e gorduras de boa origem são muito bem vindas. Gelatina, corn flakes, salsicha e adoçante não são do bem!", afirma a especialista em alimentação funcional.


Carboidratos vazios e açúcar como pães, biscoitos e bolos são vilões que devem ser evitados, pois além não nutrir o organismo, aumentam rapidamente os níveis de insulina e logo sentimos fome novamente.

03. Fazer Exercícios

Exercícios físicos e alongamentos ajudam o corpo a produzir endorfinas, hormônio responsável pela sensação de bem-estar e plenitude.

Por ser uma substância estimulante, o melhor horário para fazer exercícios é pela manhã, pois proporciona mais energia para enfrentar os desafios do dia. Além de evitar as desculpas que vão surgindo para não se exercitar...

Fazer exercícios a noite pode influenciar na qualidade do sono, especialmente se acontece até 04 horas antes do momento de dormir, indica o educador físico Marcio Atalla em matéria para a Época.

02. Banho Frio

A temperatura da água do banho tem fortes efeitos no organismo. Banho quente é relaxante e prepara o corpo para o repouso, podendo ser um grande vilão da produtividade.

Para ter mais energia pela manhã, prefira tomar um banho morno ou frio. A água fria literalmente desperta o organismo e deixa o corpo mais alerta. Esse estímulo influencia diretamente na disposição e humor matinais.

Se você é como eu e detesta banho frio, recomendo tomar o banho morno e no final esfriar a água, tomando uma chuveirada de água fria. O choque térmico é menos intenso e mais fácil de se acostumar.

01. Ouvir Música

Músicas estimulam nossa memória afetiva e tem o poder de transformar nossa energia. Que tal começar o dia ouvindo sua música preferida, aquela que te põe pra cima e te faz ter vontade de desbravar o mundo?

Ovir música ajuda a relaxar, remover dores e organizar nossa própria história. Aproveite para dançar, cantar e prepare-se para abraçar o novo dia com muito mais alegria e disposição.



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