Como curtir um carnaval mais consciente e sustentável


Estamos há uma semana do Carnaval, essa época do ano que divide opiniões. Alguns amam e outros odeiam. Seja qual for seu caso, existem muitas opções para se divertir ou relaxar, mesmo com pouco dinheiro e sem sair de casa.

Para todos os gostos e estilos, fique de olho nessas ideias para ter um carnaval mais consciente e sustentável:

Carnaval de Rua


Você que ama pular carnaval, vale a pena conferir a programação da sua cidade ou cidades vizinhas.
Muitas prefeituras promovem bailes e carnavais de rua com entrada gratuita e programação diária com muitos blocos e atrações.

Dicas para Cair na Folia com Consciência

» Leve Seu Copo: Que tal levar seu copo reutilizável para reduzir a produção de lixo? Uma ideia muito simples e que pode causar um grande impacto no consumo de copos plásticos. O plástico demora mais de 450 anos para se decompor.

» Jogue Lixo no Lixo: Não espere a limpeza pública para limpar toda sujeira que você mesmo produziu. Especialmente essa época do ano, muitos copos e garrafas vão parar nos rios, mares e oceanos, poluindo as praias e contaminando o meio ambiente. Seja consciente e jogue lixo no lixo!

» Leve Seu Lixo: Levar uma sacolinha na mochila não custa nada e pode garantir que o lixo produzido será descartado corretamente. Aproveite para incentivar seus amigos a fazerem o mesmo.

» Poupe Combustível: Vamos combinar que direção não combina nada com carnaval! Aproveite essa época para deixar o carro em casa e divida o transporte com seus amigos. Investir num meio de transporte público ou privado é a forma mais segura e consciente de curtir o melhor da folia.

» Filtro Solar: Estamos vivendo o verão mais intenso da história e os níveis de radiação solar estão mais altos, causando muitas doenças de pele. Abuse do filtro solar antes de sair de casa e leve na mochila para reaplicar ao longo do dia.

» Chapéu ao Boné: Proteger a cabeça da exposição ao sol é uma decisão sábia para evitar ensolação e proteger o rosto dos raios solares. Especialmente entre as 09h e 16h, horário em que a radiação ultravioleta está mais forte.

» Muita Água: Dica de cervejeiro: intercalar bebida alcóolica com água mineral é o segredo para dar adeus a ressaca e desidratação causados pelo álcool. Além de evitar que você fique num estado de embriaguez que se transforme num risco para si mesmo. Afinal, bem diz o ditado que ** de bêbado não tem dono, certo? No carnaval é melhor ficar atento...

» Proteção e Consciência: Para você no Carnaval ninguém é de ninguém? Lembre-se de garantir sua própria integridade física e renove seu estoque de camisinhas. Vale lembrar que camisinha feminina também vale, mesmo não sendo tão eficaz quanto a masculina.
Mesmo que você esteja "só pela maldade", é bom estar atento a quantidade de doenças que podem ser transmitidas inclusive através do beijo. Então vale ter um pouquinho de amor próprio e muito cuidado na hora de "se permitir". Tenha consciência que você pertence a um grupo de risco.

Baile dos Amigos


Se você gosta de folia, mas quer fugir das grandes multidões, uma ótima opção é reunir os amigos para um baile em casa. Pode ser festa à fantasia, baile de máscaras, concurso para a roupa mais criativa... Quem dita as regras é sua imaginação!

Dicas para um Baile Sustentável

» Glitter Ecológico: Glitter e paetês são produzidos com microplásticos causando mais impacto do que podemos imaginar. Para resolver isso o site eCycle tem uma receita de glitter ecológico super simples de fazer.

» Confete Sustentável: Alguns confetes são feitos de papel reciclado, mas também existem muitas opções com celofanes e outros materiais altamente prejudiciais para o meio ambiente. Pensando nisso o eCycle também fez uma receita de confete sustentável que vale o clique.

» Carnaval Cooperativo: Nada de usar descartáveis para facilitar o trabalho do dono da casa! Ao invés disso, que tal propor que cada convidado seja responsável pelos seus resíduos?
É muito simples, basta fazer um carnaval cooperativo. Assim cada um levará algum prato, bebida e seu próprio copo reutilizável. No final cada um leva seu pote e copo para lavar em casa. Quanto maior o engajamento, melhor o resultado!

Bem Longe da Folia


Quem odeia carnaval sofre muito essa época do ano, principalmente se morar em cidades com tradição de bailes e blocos de carnaval. Se você compartilha desse sentimento, a melhor solução é fugir da cidade e buscar refúgio em reservas ecológicas, acampamentos e fazendas. 
Aproveite para fazer turismo na sua região e buscar cidades do interior que ofereçam programações alternativas que façam seu estilo.

Dicas para Fugir da Folia com Consciência

» Seu Lixo: Sempre que estiver em meio a natureza lembre-se que todo lixo produzido é responsabilidade SUA. Cansei de ir a parques em que as pessoas simplesmente deixam o lixo jogado no meio do mato.
Tenham noção que isso é falta de educação não apenas com o meio ambiente, mas também com a equipe de manutenção e pessoas que dividem esse espaço com você. É um atestado de porquisse!
Leve sacolas e sacos de lixo suficientes para limpar sua própria sujeira e descarte apenas nos locais indicados pela administração.

» Água Potável: Procure saber como é o abastecimento de água no local para prever se precisará levar água para consumo e uso pessoal. Muitas regiões tem água encanada imprópria para consumo, podendo causar doenças e reações adversas no organismo. Faça contato com a administração do local para garantir a segurança da sua família.

» Repelente e Filtro Solar: Nada melhor que estar em meio a natureza, menos meio dia (com o sol a pino) e ao entardecer (com a chegada dos insetos), certo? Por isso é essencial levar filtro solar e repelente de insetos para usar diariamente, evitando ensolação e picadas inconvenientes.
No caso de comprar marcas novas, sugiro aplicar na pele antes para ter certeza que não terá reação alérgica. Digo isso porque já estraguei um acampamento passando dias inchada e toda pipocada por reação ao repelente. Na dúvida, prefira versões infantis.

Carnaval em Casa


Em muitas regiões carnaval é sinônimo de cidade vazia. A oportunidade perfeita para quem prefere relaxar no conforto da sua casa, longe de todo fervo. Passar o feriado em casa também é um convite para repensar a própria vida e se preparar para o começo oficial do ano.

Dicas para curtir seu Carnaval em Casa

» Maratona de Filmes e Séries: Aproveite para assistir sua série preferida ou busque indicações novas. Aqui no blog já passamos sugestões de filmes para refletir sobre minimalismo e também filmes para promover o autoconhecimento. Perfeitos para um feriado diferente e libertador.

» Destralhar a Casa: Ficar em casa é a oportunidade ideal para promover o desapego e revisar as tralhas que estão acumuladas nos armários. Aproveite para jogar fora papéis desnecessários e separar roupas e utensílios para doação. Arrumar a casa não transforma apenas a energia do ambiente, mas também traz leveza e sensação de liberdade. 

» Praticar Meditação: Na paz do silêncio é bem mais fácil buscar o equilíbrio interior e começar a praticar meditação. Existem muitos vídeos e materiais gratuitos no Youtube, mas se você desejar um curso com certificação e professor qualificado, este treinamento de meditação para iniciantes é perfeito.

» Piquenique em Casa: Que tal aproveitar o feriado para fazer um piquenique em casa? Pode ser no pátio, chão da sala ou até mesmo na cama. Uma atividade ótima para crianças, os pequenos adoram e ficam super empolgados em armar barracas de lençol e ajudar nos sanduiches.

» Aventuras Culinárias: Liberte o master chef que existem dentro de você e aproveite para cozinhar seu prato preferido ou se aventurar em novas receitas. Cozinhar é terapeutico e ajuda nas relações familiares, estreitando laços e encorajando uma alimentação mais saudável.

E você, como prefere passar o carnaval? Comente e compartilhe conosco suas experiências!

Comentários