[DESAFIO] Um mês com 400 reais de mercado | Semana 1


Semana passada foi lançado o desafio do mês com orçamento de 400 reais para mercado e alimentação. A cada semana vou relatar para vocês todos os detalhes, resultados, dificuldades e estratégias adotadas para ficar dentro do orçamento.

Hoje vou contar pra vocês todos os detalhes e resultados da primeira semana:

SEMANA 1 | DESAFIO: Um mês com 400 reais de mercado

Comecei a primeira semana em vantagem, pois tinha algumas sobras de comida em casa.

Também descobri um aplicativo para avaliar rótulos de produtos que está me fazendo refletir muito sobre o consumo de industrializados. Aos poucos estou buscando alternativas para ter uma alimentação mais natural.

Compras e Orçamento da Semana

Esta semana senti o tamanho do desafio que será ficar dentro do orçamento, mas consegui aproveitar algumas ofertas que devem compensar nas próximas semanas.

Frutas e vegetais dou preferência para comprar na feira e aproveito os produtos da estação, que normalmente estão em oferta. Fevereiro é um mês ótimo para consumir tomate e limão.

Uma estratégia que uso com meu namorado é comprar produtos em conjunto. Esta semana foram ovos. É mais barato comprar ovos na feira, mas 20-30 unidades é demais pra mim. Dividir é uma forma de evitar desperdícios.


Lista de Compras Semana 1
ItemPreço (R$)ItemPreço (R$)
Água 20L1410 Ovos3
1kg Paleta bovina20Laranja 1kg3
6 Pãezinhos3Tomates 700g2
200g Presunto5Tempero verde1
200g Queijo5Cebola 700g2
Rap10 Integral6Beterraba 500g2
Massa caseira7Batata 1kg2
Linguiça Calabresa13Abacate 1kg4
Vinho 750ml12Limão 700g2
Água Tonica 1L5Banana 1kg2
Total = R$ 113

Evito comprar itens desnecessários e que ainda tenho em casa. Por isso o foco da semana foram apenas comidas e bebidas.

Refrigerante e bebida alcóolica, apenas final de semana. Durante a semana bebo muita água e faço chá gelado caseiro ou suco natural.

Cardápio Completo Semana 1

Cozinha pra mim precisa ser fácil e prática. Prefiro pratos simples e que não precise ficar na volta das panelas por horas.

Não tenho hábito de tomar café da manhã. Sei que não é saudável, mas nesse horário só consigo tomar café preto ou chimarrão. Também não bebo leite.

Sábado é meu dia do lixo, quando relaxo na alimentação e não me preocupo em ser saudável.

Segunda-feira é meu dia sem carneNão consigo parar de comer, mas tenho procurado reduzir.

No cardápio tem frango desfiado e alguns itens que não entraram na lista de compras porque eram sobras ou já tinha no armário.

Confira abaixo o cardápio da semana e acompanhe nas dicas de aproveitamento as receitas e truques:

Sábado:
» Almoço: sanduiche de presunto, queijo, tomate e ovo cozido
» Janta: sanduiche de frango desfiado, queijo derretido, tomate e cebola
» Lanches: chimarrão, maçãs, sangria de vinho

Domingo:
» Almoço: fricassê de frango, arroz, batata palha
» Janta: bruschettas de pão amanhecido com tomate
» Lanches: café, laranja

Segunda-feira:
» Almoço: salada de grão de bico
» Janta: ovos mexidos
» Lanches: café, maçã, sorvete de banana

Terça-feira:
» Almoço: fricassê de frango, arroz, batata palha
» Janta: wrap de presunto, queijo, ovo e tomate.
» Lanches: café, torradinha, laranja

Quarta-feira:
» Almoço: macarrão com linguiça e salada
» Janta: carne de panela com batata frita de forno
» Lanches: café, maçã

Quinta-feira:
» Almoço: macarrão com linguiça e salada
» Janta: pizza de sobras
» Lanches: banana, maçã

Sexta-feira:
» Almoço: carne de panela com batata frita de forno
» Janta: wrap de carne de panela
» Lanches: chimarrão, sorvete de banana

Dicas de Aproveitamento e Receitinhas

Bruschettas de pão amanhecido
Um dos maiores desafios foi encaixar no orçamento a bebidinha do final de semana. Mas descobri o drink perfeito: sangria de vinho deliciosa, econômica e refrescante.

Bata no liquidificador meia garrafa de vinho (desses baratinhos mesmo) com gelo ou frutas congeladas (pode ser polpa), adicione suco de uma laranja, despeje numa jarra de 1L. Complete com água tônica e misture.

Domingo foi dia de reaproveitar sobras de frango desfiado, juntando com cebola refogada, cenoura, milho e creme de leite. Rendeu duas porções de fricassê para o almoço e sobrou uma porção para o marmitex de terça-feira. Tinha sobra de arroz e batata-palha pra acompanhar.

Resto do milho e da cenoura virou salada. Adicionei tomate, cebola, azeite, temperos e uma caixinha de grão de bico cozido. Usei o grão de bico porque tinha no armário, nas pode substituir por feijão carioca ou feijão fradinho cozido (sem caldo). Pronta a salada da semanamarmitex de segunda-feira.

O pão amanhecido virou bruschetta italiana. Simples: misture tomate picado, alho, pimenta, queijo ralado, azeite e manjericão e distribua sobre fatias de pão numa assadeira. Levar ao forno pré-aquecido 200ºC por 10-15 minutos.

Quando as bananas começam a escurecer, descasco e congelo em saquinhos plásticos. Quando bate o desejo de comer doce, basta bater a banana congelada com uma ou duas colheres de leite, creme de leite ou leite de côco até ficar bem cremoso. Vira um sorvete caseiro delicioso.

Quarta-feira dividi a cozinha com o namorado. Ele garantiu os marmitex para o almoço de quarta e quinta-feira. Eu fiz carne de panela com batata frita de forno que rendeu também o marmitex de sexta-feira e sobras para reciclar no final de semana.

Gosto de ter em casa aqueles discos de Rap10 porque acho práticos e versáteis. Da pra fazer wrap, pizza de frigideira e o que mais a imaginação inventar. Reúno todos os restos da geladeira (presunto, molho, carne, vegetais...) e tenho mais uma refeição garantida.


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