[DESAFIO] Um mês com 400 reais de mercado | Semana 3


Há três semanas foi lançado o desafio do mês com orçamento de 400 reais para mercado e alimentação. A cada semana vou relatando para vocês todos os detalhes, resultados, dificuldades e estratégias adotadas para ficar dentro do orçamento.

Hoje vou contar todos os detalhes e resultados da terceira semana:

SEMANA 3 | DESAFIO: Um mês com 400 reais de mercado

Estamos nos aproximando do final do desafio com o orçamento bem justinho, mas ainda equilibrado. A última semana certamente será decisiva na contagem final.

Para tentar encaixar no orçamento tenho feito diversas mudanças na alimentação. Aproveitei para reduzir o consumo de açúcar, laticínios e alimentos prontos.

O resultado disso não está impactando apenas no orçamento, mas também no meu peso! Já emagreci alguns quilos e percebo as roupas ficando mais largas.

Compras e Orçamento da Semana

Esta semana foi bem tranquila em relação às compras, pois faltavam poucos itens em casa e sobraram vegetais e frutas da feira passada.

Carne estamos comprando nos açougues da região metropolitana de Porto Alegre, pois a diferença de preços para a capital chega a ser assustadora. A quantidade está sendo planejada para duas pessoas.

Lista de Compras Semana 3
ItemPreço (R$)ItemPreço (R$)
Detergente x23Rúcula1
Desinfetante 500ml3Iogurte 200ml2
Peito Frango 700g8Batata 2kg4
Carne Moída 1kg20Cebola Roxa 200g1
Pão Sírio x67Morangos 400g5
6 Pãezinhos3Cerveja 710ml x416
Sorvete 2L15Arroz 1kg3
Total = R$ 90

Domingo passado foi dia de churrasco em família. Não pesou no orçamento, pois minha contribuição foi apenas a sobremesa (o único doce na lista de compras). 😁

Para garantir a bebida do "finde" aproveitei ofertas de uma cervejaria da região. Muitas cervejarias nacionais estão despontando no mercado com produtos de boa qualidade a preços acessíveis.

Saldo Atual: R$ 113 + R$ 115 + R$ 90 = R$ 318

Cardápio Completo Semana 2

A terceira semana teve um cardápio simples e sem mistérios.

Faz cerca de dois meses que adotei segunda-feira como meu dia sem carne. O que mais me impressiona é como neste dia meu metabolismo fica mais acelerado e sinto o corpo mais leve.

Isso tem contribuído muito para reduzir as porções de carne em cada refeição, influenciando diretamente no consumo e orçamento.

Confira o cardápio da semana e acompanhe nas dicas de aproveitamento as receitas e truques:

Sábado:
» Almoço: frango empanado + batata frita
» Janta: sanduiche de frango com provolone
» Lanches: sorvete de banana, cerveja

Domingo:
» Almoço: [churrasco em família]
» Janta: wrap de vegetais
» Lanches: maçã, chimarrão

Segunda-feira:
» Almoço: omelete com cenoura
» Janta: wrap de tomate e provolone
» Lanches: maçã, banana, café

Terça-feira:
» Almoço: frango grelhado + arroz + rúcula
» Janta: guisado com cenoura + arroz + tomate
» Lanches: limonada, maçã, café

Quarta-feira:
» Almoço: frango grelhado + arroz + rúcula
» Janta: guacamole + nachos de pão sírio + bolinho de carne
» Lanches: maçã, morango, café

Quinta-feira:
» Almoço: arroz + bolinho de carne + batata frita de forno
» Janta: sanduiche buraco quente + salada coleslaw
» Lanches: morango, café

Sexta-feira:
» Almoço: guisado com cenoura + arroz
» Janta: sanduiche buraco quente + salada coleslaw
» Lanches: café, maçã

Dicas de Aproveitamento e Receitinhas

Guacamole com "torradippas"

Semana passada consegui uma oferta boa de queijo provolone. Como estou reduzindo os laticínios, a estratégia é fazer render o máximo possível. A melhor alternativa que encontrei foi ralar grosso e armazear num pote com tampa. Assim fica bem mais fácil usar apenas um pouquinho nas receitas.

Peito de frango é uma carne versátil, acessível e que rende muitas refeições. Com uma bandeja de 700g consegui cortar 6 filés de frango. Não rende tanto quanto o frango desfiado, mas é uma boa opção. Garantiu a comida do final de semana e os marmitex para terça e quarta-feira.

Nos wraps e pizzas de frigideira com sobras e vegetais sempre uso o que tem na geladeira. As opções de sabores dependem do seu gosto e criatividade. Faço muito os sabores marguerita (tomate e manjericão), portuguesa (cebola, tomate e ovo cozido) ou oriental (repolho com cenoura e sobras de carne).

O acabate comprado semana passada estava bem madurinho e fiz uma guacamole com nachos de pão sírio. Para fazer a guacamole basta picar cebola roxa, tomate e tempero verde, amassar o abacate e temperar com suco de um limão, sal e pimenta.

Para os nachos de pão sírio basta cortar o pão em triângulos e assar em forno médio por 5-10 minutos. Tem que ficar de olho, pois é bem rápido. Nós esquecemos no forno e virou "torradippas".

Carne moída (ou boi ralado) foi a principal carne da semana. Eu adoro por ser prática e versátil.

Com metade da carne fizemos bolinho de carne, mais uma receita simples. Basta picar cebola, alho e tempero verde, misturar com a carne moída, temperar com sal e pimenta, acrescentar um ovo cru (pra dar liga) e modelar os bolinhos do tamanho que desejar. Depois selar os bolinhos na frigideira quente e finalizar no forno por 10-15 minutinhos. Rendeu um jantar para duas pessoas + dois marmitex de quinta-feira.

Com a outra metade da carne moida fizemos um guisadinho refogado com cenoura. Serviu como carne para compor duas refeições para duas pessoas, incluindo os marmitex de sexta-feira.

Buraco quente é um sanduiche de pão francês recheado com carne moída. Basta deixar o pão oco, "afundando" o miolo por uma das pontas e rechear com carne moída e queijo. Levar ao forno por 10 minutos para gratinar. O único segredo aqui é esquentar a carne antes de rechear o pão, pois se for gelada para o forno não vai esquentar o recheio e vai torrar o pão.

Para acompanhar o buraco quente fiz uma salada coleslaw com sobra de repolho, também muito simples. Cortar o repolho bem fininho, adicionar um pote de iogurte natural, temperar com sal e pimenta. Se gostar de doce com salgado, a receita original vai uvas passas. Basta misturar tudo e guardar na geladeira até servir.

Curtiu as dicas? Se inscreve no blog e acompanhe os resultados finais desse desafio na próxima sexta-feira, 01/03.

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