[DESAFIO] Um mês com 400 reais de mercado | Será Possível?


Muitas pessoas questionam se é possível passar o mês com apenas 400 reais para mercado e alimentação.

Para acabar com as dúvidas decidi encarar como desafio do mês e produzir esta série para relatar minhas experiências semanalmente.


Será que eu vou conseguir? 😱

Acompanhe nas próximas sextas-feiras os resultados da semana, nas quais vou relatar as experiências, dificuldades e estratégias usadas para ficar dentro do orçamento.

DESAFIO: Um mês com 400 reais de mercado

Quais são os objetivos do desafio?

Esse desafio é um experimento para analisar comportamentos de consumo e medir o quanto desperdiçamos de recursos e dinheiro por falta de planejamento.

Nos grupos sobre minimalismo que participo muitos afirmam ficar dentro desse orçamento com duas pessoas em casa. Então comecei a questionar o que eu mesma estaria fazendo errado, pois gasto mais do que isso com apenas uma pessoa.

O desafio envolve muito planejamento e estou super empolgada mapeando mercados e feiras, elaborando o cardápio da semana e montando toda estratégia para trazer os primeiros resultados na próxima semana.

Qual é o ponto de partida?

Nos últimos meses esvaziei bastante os armários e geladeira para reduzir o desperdício de comida.

Antes eu tinha mania de aproveitar muitas ofertas no mercado, achando que isso era fazer economia. Descobri que era um hábito compulsivo e muitos alimentos estragados foram parar no lixo.

Atualmente faço compras semanais e decido o cardápio a partir do que já tenho em casa. Essa atitude já reduziu em 100% o desperdício de alimentos e nunca mais precisei jogar nada fora.

Na minha casa somos apenas eu e minha gatinha. O namorado é grande e come bastante, mas não moramos juntos e sempre dividimos as despesas.

Nós também adotamos algumas estratégias conjuntas de economia. Durante o desafio vou revelar para vocês todos esses segredos detalhadamente.

Para começar, já tenho sobras de comida e os produtos de limpeza necessários para iniciar o mês. Nos próximos dias farei as compras da semana.

Que resultados serão apresentados?

A proposta do desafio é relatar minhas experiências a cada semana, com preços, cardápio e todos os detalhes para gerar um guia completo de consumo consciente e economia, respondendo todas as perguntas que você precisa saber:
  • Como economizar no mercado e gastar pouco com comida
  • O que comprar e como escolher o melhor produto
  • Cardápio semanal para economizar
  • Ideias para marmitex caseiro simples e barato
  • Como diminuir o desperdício e reaproveitar os alimentos
  • Dicas de consumo consciente e economia

Detalhes Importantes

  • Fevereiro 2019 - Toda Sexta-Feira - Termina 01/03/19
  • Orçamento: 400 reais
  • Família: 1 a 2 pessoas + 1 gato
  • Base de preços: Porto Alegre (RS), onde a cesta básica é a terceira mais cara do país.
Será que eu vou conseguir vencer esse desafio? 😱

Clique e confira os resultados da Semana 1

Comentários