Páscoa Minimalista: menos consumo e mais sentido para o seu domingo


Ao longo das últimas décadas o feriado de Páscoa se resumiu em puro comércio, focado na troca de presentes e ovos de chocolate. Assim, muito da cultura e propósitos originais se perderam e muitas pessoas abandonaram o gosto por este feriado tão bonito e cheio de história.

O artigo de hoje é uma reflexão para resgatar os significados originais da Páscoa, para você que busca ter um feriado minimalista, com menos consumo e mais sentido. Então pega o seu café e vem comigo desbravar a história e dicas para uma Páscoa recheada de propósitos:

Origem e Significados da Páscoa

Em nossa cultura atual, Páscoa representa o renascimento de Cristo três dias após sua crucificação no Calvário. Baseado nos relatos do Novo Testamento, é um feriado que remete às memórias de Jesus e seu pesado fardo no propósito de levar amor e esperança para a humanidade.

Muito antes de Cristo, essa época do ano representava o antigo festival pagão Ostara (deusa da primavera), que celebrava o fim do inverno e começo da primavera. Todas as simbologias estão associadas a comemoração desse novo ciclo da terra e por isso os rituais utilizavam símbolos de fertilidade como ovos decorados, flores e coelhos.

Na idade média o cristianismo se apropriou dessa data, estabelecendo então a celebração da Páscoa e seguindo o calendário sazonal do hemisfério norte (por isso não coincide com a nossa primavera aqui no Brasil).

Neste período as pessoas já trocavam ovos decorados e pintados, mas a ideia de fazer ovos de chocolate surgiu séculos mais tarde, depois da descoberta das Américas e contato com as civilizações Maia e Asteca, que apresentaram o cacau para o mundo.

Assim, pouco a pouco as tradições de Páscoa se tornaram cada vez mais materialistas. Até chegarmos aos dias de hoje, com a data se resumindo a um feriadão com ovos de chocolate que estão longe de valer o preço praticado no mercado.

Representação de Ostara, a Deusa da Primavera

Dicas para Rechear sua Páscoa com Novos Propósitos

Olhar através da história pode trazer muita frustração. Com o crescimento abusivo do comércio, cada vez mais pessoas abandonam as tradições originais e esquecem o significado enriquecedor que a data pode trazer para nossas crianças e famílias.

Então o que fazer para ter uma Páscoa minimalista, com menos consumo e mais sentido? Confira estas dicas especiais que preparamos para você:

7. Participar de uma Páscoa Solidária: Você já parou para pensar que muitas crianças só tem chance de ganhar um chocolate nesta época do ano? E para eles pouco importa a embalagem ou formato. Que tal trazer um novo sentido para seu feriado engajando-se em alguma causa social, participando de festas em comunidades ou proporcionando um momento especial para crianças carentes?

6. Promover uma Caçada ao Tesouro: Lembro perfeitamente da minha infância e a emoção de acordar nas manhãs de domingo e seguir as patinhas de coelho pela casa, numa verdadeira caça aos tesouros de Páscoa. Para nós pouco importava o conteúdo da cesta e sim o envolvimento da família em toda brincadeira.

5. Traçar Novas Metas: Páscoa é renascimento e renovação, a oportunidade perfeita para repensar os próprios objetivos de vida e traçar novas metas. Reserve o dia para refletir se você está alinhado com as coisas que deseja conquistar na vida e quais objetivos estão sendo deixados de lado.


4. Estar em Família:
Que família nem sempre é algo fácil de lidar, todo mundo sabe. Porém, não podemos esquecer a grande importância dessas pessoas em nossas vidas. Resgatar a união familiar e buscar conviver em harmonia é a chave para ter mais equilíbrio emocional. Lembre-se que não existe família perfeita, existem laços de amor e a grande missão de aprender a lidar com pessoas diferentes de você.

3. Fazer um Retiro Espiritual: Às vezes, é preciso se perder para então se reencontrar. Este é o sentido de fazer um retiro espiritual, fugindo do caos da cidade e buscando refúgio em meio a natureza. É um grande desafio para quem não sabe ficar em silêncio, mas uma experiência enriquecedora para quem se entrega ao momento. Duvido você passar por um retiro sem aprender algo valioso sobre si mesmo.

2. Aprender um Novo Hobbie: Que atividades de lazer você sempre quis experimentar, mas faltou iniciativa? Experimente algo totalmente novo e diferente do que está acostumado a fazer. Confira aqui ideias de atividades para sair do tédio e inspire-se!

1. Montar um Quadro de Desejos: Especialistas no poder da mente recomendam a montar um quadro de colagens representando seus desejos mais sinceros. Pode ser em papel ou no computador, o importante é que fique visível para você olhar diariamente. No meu caso, usei um editor de imagens e fiz um fundo de tela para usar no desktop.

Essa estratégia até parece mágica, mas a psicologia explica. Observar esses desejos todos os dias mantém o alinhamento com nossos propósitos e é muito interessante as coisas que começam a acontecer ao fazer isso de maneira intencional.

Exemplo de Quadro dos Desejos para se inspirar

Comentários