Muitas atividades para acabar com o tédio em dias de chuva (sem tecnologia)


Dia nublado com chuva caindo na janela é o convite perfeito para não fazer nada e apenas relaxar, certo? Mas o que fazer quando bate aquela monotonia e cansamos de ficar jogados no sofá?

Quando eu era criança passava boa parte das férias no interior do RS, numa cidade muito pequena e sem atividades culturais. Tão pequena que até hoje não existe cinema por lá.

Apesar disso, dias de chuva nunca foram um problema. Eram a chance para desenvolvermos atividades simples e muitas vezes esquecidas no ritmo da cidade grande.

Neste artigo vou te mostrar ideias perfeitas para fazer em grupo, família ou sozinho e que servem tanto para adultos quanto para crianças. São maneiras práticas e divertidas de fugir da rotina e curtir um dia de chuva simples e delicioso, sem tecnologia. Confira:

10. Jogos de Baralho

Com um baralho em mãos é possível passar muitas horas de lazer em jogos como canastra, pontinho, general, mau-mau, poker, truco, dorminhoco e até mesmo paciência...

Muito comum na época de nossos avós e ainda bastante praticada em cidades do interior, é uma atividade versátil e ideal para fazer em grupo ou sozinho.

Vale lembrar que a ideia não é envolver dinheiro. Para premiação prefira algo simples como grãos de feijão, a última fatia de bolo, ou alguma tarefa doméstica como prenda para os perdedores.

No final do artigo deixarei alguns links para aprender diversos jogos de baralho.

09. Jogos de Tabuleiro

Ainda presente em algumas casas, mas cada vez mais esquecido pelas novas gerações, jogos de tabuleiro são uma atividade perfeita para se divertir em família e criar memórias únicas e duradouras.

São excelentes para estimular a memória, raciocício lógico e despertar interesse para novas atividades.

War, banco imobiliário, jogo da vida, detetive, damas, xadrez... Escolha seu preferido e se joga!

Encontre jogos de tabuleiro no Walmart

08. Palavras-Cruzadas

Antigamente palavras-cruzadas era uma atividade tão comum que vinha encartado diariamente nos jornais. É um grande estimulante do cérebro e da memória, sendo indicado inclusive na prevenção de doenças como o Alzheimer.

Além de palavras cruzadas, também Sudoku, caça-palavras e outros jogos de lógica menos comuns, que estimulam o vocabulário e raciocínio.

Meu avô faleceu aos 98 anos com a mente lúcida e ativa. Lembro dele ler o jornal e fazer palavras-cruzadas diariamente.

07. Café com Bolinho

Dias nublados são o convite perfeito para um delicioso café da tarde com bolinho de chuva. É uma daquelas coisas que resgatam memórias afetivas, com aromas únicos invadindo a casa.

Crianças adoram se envolver nessas atividades. Estimule os pequenos a darem pequenas contribuições, como adicionar ingredientes ou misturar a massa do bolo.

06. Livros de Bolso

Livros em versão pocket (de bolso) são desenvolvidos com dois objetivos: reduzir custos (por isso são mais simples e econômicos) e tornar a leitura mais prática (podendo levar na bolsa ou ler na fila do banco).

Perfeitos para dias de chuva e tão simples de ler, que é possível terminá-los em poucos dias. Algumas versões são mais resumidas que as originais (estes casos costumam ser sinalizados na capa).

05. Expressões Artísticas

Desenho, pintura, fotografia ou instrumentos musicais são alguns exemplos de expressão artística capazes de quebrar a monotonia estimulando a criatividade.

A expressão artística tem grande influência em nosso desenvolvimento socioemocional, trazendo autoconfiança e melhorando relacionamentos interpessoais.

Isso acontece porque através das artes conseguimos dar vazão aos próprios sentimentos e emoções. É uma forma de colocar para fora tudo que está preso no subconsciente.

04. Fazer Artesanato

Crochê, tricô, decoupagem e bisquit são apenas algumas das técnicas de artesanato para driblar o tédio em dias de chuva.

Além de ser um hobbie divertido, também é uma ótima ideia para gerar renda extra. Você pode confeccionar lembrancinhas e acessórios para vender ou presentear seus amigos.

03. Dia de Beleza

Dedicar um dia para cuidar da saúde e beleza pode ser revigorante, tanto para o bem-estar quanto para a autoestima.

Aposte num spa em casa com direito a máscara facial, esfoliação, massagem, escalda pés, mãos e unhas, hidratação do corpo e cabelos...

Se tiver crianças em casa, aproveite o momento para estimular bons hábitos de higiene e cuidados pessoais. Transforme tudo em brincadeira com uma bacia de espuma e bolhas de sabão.

02. Relembrar Velhas Fotos

Dizem que recordar é viver. Que tal tirar o pó dos albuns de família e relembrar o passado?

Dias de chuva são um convite à introspecção. É comum ficar mais pensativo e nostálgico. Rever velhas fotos é uma forma de se reconectar com a própria história e lembrar toda caminhada que nos levou ao momento presente.

Uma ótima oportunidade para contar às crianças sobre as próprias origens, histórias memoráveis de família e lições aprendidas ao longo da jornada, estreitando os laços afetivos.

01. Observar e Ouvir a Chuva

Parar por alguns momentos para apenas observar e ouvir o barulho da chuva caindo tem o poder de transformar sua energia para melhor.

Não é preciso fazer mais nada e nem se preocupar com os pensamentos. Apenas relaxe o corpo enquanto contempla este espetáculo incrível da natureza.

Este é um exemplo prático e simples de atenção plena (ou mindfulness). Em resumo: você meditou e nem percebeu.



Links para aprender jogos de baralho:

Comentários