12 Lições de amor verdadeiro que aprendi com minha mãe


Dizem que amor de mãe é único e quando olhamos para estas criaturas incríveis não fica difícil entender os por quês. Ser mãe não é necessariamente gerar uma vida. Muitas vezes os laços de amor não podem ser medidos pelo sangue ou DNA, mas sim pela entrega e dedicação ao grande desafio de exercer este papel na vida de alguém.

Eu não sou mãe e portanto pouco posso falar sobre essa experiência. Mas as lições de amor que aprendi ao longo da vida com minha mãe certamente me transformaram em alguém melhor, mais forte e mais feliz.

O artigo de hoje é uma homenagem a ela e todas as mães, pais, tios e avós que assumem o papel desta figura tão especial e importante em nossas vidas:

Amor de mãe é...

12. Lembrar do casaco e guarda-chuva

Toda mãe parece ser um pouco meteorologista e ter mania com casacos, mas isso vem apenas da constante preocupação com nosso bem estar. Há quem diga que é superproteção, mas perceba que ela simplesmente não pode suportar a ideia de ver você passando frio ou pegando chuva.

11. Cozinhar sua comida preferida

Muitas vezes sua mãe não gosta ou não está afim de cozinhar e quando você vê, lá está ela preparando seu prato preferido. O amor de mãe não mede esforços para ver a família bem alimentada, mesmo parecendo desejar que você engorde a qualquer preço.

10. Ajudar nos temas de casa

Ainda lembro dos tempos de colégio, quando minha mãe retomava a tabuada e acompanhava de perto as redações de texto. Ela parecia incansável e sempre disposta a ensinar o que sabia, mesmo não sendo professora.

09. Ser firme, mesmo morrendo por dentro

É comum mães sentirem dificuldade em dizer não para seus filhos, mas mesmo sofrendo por dentro, tomam coragem e seguem firmes, pois entendem que esta é a melhor atitude pela educação. É uma demonstração de força interior que vai além da razão.

08. Guardar o último pedaço pra você

Quando eu era criança observava minha mãe rejeitar todos os últimos pedaços e na época não entendia por que ela fazia aquilo, já que não nunca passamos fome. Demorou um tempo para compreender que os motivos iam muito além da necessidade. Ela guarda o último pedaço apenas pra te ver sorrir.

07. Mostrar que o certo é diferente do fácil

Nem sempre a escolha mais fácil é a escolha certa. Aprendi isso ainda no jardim da infância, num passeio de turma onde encontrei uma fita de cabelo caída no chão. Cheguei em casa super feliz por ter algo novo e minha mãe prontamente questionou se poderia ser de alguém e não deixou ficar com o acessório sem antes perguntar na escola. Foi uma atitude que marcou para o resto da vida, ensinando o valor da honestidade.

06. Limpar toda sujeira, sorrindo

Cuidar de um bebê não é tarefa para os fracos. Neste aspecto ser mãe é a total libertação de qualquer nojo ou repulsa que alguém poderia sentir. Você não vê mães reclamando para trocar fraldas ou limpar qualquer sujeira dos filhos. É uma atitude natural e de total abnegação.

05. Entender você com um olhar

Tem dias que você não está legal e parece que ninguém entende, até receber aquele olhar materno, que parece atravessar sua alma e ler seus pensamentos mais profundos. A conexão que uma mãe desenvolve com seus filhos é cheia de intuição. Ela te conhece melhor do que ninguém e percebe quando as coisas não estão indo bem, mesmo que não tenha coragem de expressar.

04. Acompanhar todos os seus passos

Algumas pessoas se incomodam em ter as mães nas redes sociais e controlando suas vidas, mas acredite quando digo este é um gesto de amor. Ser mãe é como tirar um curso para agente do FBI e ela não medirá esforços para saber se os filhos estão no caminho certo e "andando na linha".

03. Sofrer com você em silêncio

Toda mãe sofre ao ver os filhos tristes e infelizes, mas ela também sabe que nessas horas precisamos desse amor de mãe que abraça e aconchega. É preciso um pouco de sensibilidade para observar a angústia que transparece num olhar materno preocupado, pois ela tentará se manter forte até sentir que você está bem novamente.

02. Estar sempre de braços abertos

Não importa qual foi o tamanho do seu erro, toda mãe tem o poder de perdoar um filho. Por mais que seja difícil, ela sempre fará um esforço extra para tentar entender e superar os obstáculos junto com você. Se por algum motivo você brigou com sua mãe e cortou relações, experimente tentar uma reaproximação. Pode demorar algum tempo, mas ela estará te esperando de braços abertos.

01. Abrir mão de si mesma pra te ver feliz

De todas as lições que aprendi, a maior e mais linda de todas é a renúncia que envolve a difícil tarefa de ser mãe. Toda mãe é unânime em dizer: ser mãe é abrir mão de tudo, para todo sempre. Nunca mais ter uma noite de sono sem preocupação e nunca mais se colocar em primeiro lugar. É uma das atitudes mais grandiosas que alguém pode assumir na vida e por isso merece todo respeito e consideração.

Neste Dia das Mães abrace sua mãe bem apertado, diga o quanto a ama e esqueça qualquer mágoa do passado. Valorize a mãe que tem, não importa se de sangue ou de coração, até mesmo um pai ou avós que fizeram papel mãe. Afinal, ela sempre esteve aí pra você, está agora neste momento e seguirá firme até dar o seu último suspiro.

Comentários