5 Passos para ser um Profissional Independente


Com o mercado em crise e baixa oferta de empregos, cada vez mais pessoas buscam soluções alternativas para conquistar a sonhada independência financeira. Sorte nossa que vivemos na era da tecnologia, na qual o mercado digital abriu uma série de oportunidades de negócios e materiais de estudos para quem tem interesse em investir na carreira solo.

Mas quais são os primeiros passos para tornar-se um profissional independente? Confira as dicas:

1. NÃO SE CONTENTE COM O BÁSICO

Muitos profissionais se limitam a fazer o seu trabalho, sem pensar ou questionar. Se você tem este perfil, sinto dizer, mas você não tem o essencial para ser um profissional independente.
Para atuar de forma independente é essencial que você seja responsável e adquira o mínimo de disciplina para executar tarefas sem ter um superior cobrando prazos de entrega. Lembre-se: toda entrega e resultado são responsabilidade sua!
Tenha consciência que ser um profissional autônomo exige estudo constante, percepção do mercado e disposição à mudanças.

2. DESCUBRA SEU TALENTO

Responda para si mesmo: O que você tem a oferecer para as pessoas? Todos nós temos um talento ou dom natural, ou até mesmo um sonho que nos traz alegria e motivação. Estar consciente de quem você é e do que deseja fazer irá abrir os caminhos para compreender onde você pode fazer a diferença.
Como fazer isso? Você pode começar listando coisas básicas como: Que tarefas sinto prazer em executar? As coisas que deixo de fazer, são por falta de conhecimento ou interesse? Quais são minhas qualidades e fraquezas no trabalho?
Pode ser que você não faça ideia de qual é o seu talento e sinta-se perdido. Mesmo assim não desista! Busque o autoconhecimento, experimente coisas novas e permita-se mudar o foco. O seu potencial existe e está por ai, aguardando para ser descoberto e desenvolvido.

3. VOCÊ É DIGITAL OU ANALÓGICO?

Você gosta de tecnologia e tem interesse em estudar o mercado digital? Ou isso não tem nada a ver com seu perfil e seu negócio é estar em contato direto com outras pessoas?
Atualmente existem diversas plataformas e cursos para você desenvolver um produto online (cursos, palestras, livros digitais) ou trabalhar com marketing digital para produtos já existentes. No meu caso, a Formula Negocio Online do Alex Vargas proporcionou todo embasamento que faltava para construir meu negocio independente.
Mas não desanime se você tiver perfil "analógico" e não sentir familiaridade com os meios online. Busque alternativas fora da caixa, converse com profissionais e clientes, estude seu nicho de negócio e procure responder: O que estou sentindo falta nesse mercado? O que poderia oferecer como diferencial? Lembre-se de pesquisar o interesse das pessoas nas ideias que você propõe.

4. INVISTA NO QUE VOCÊ ENTENDE

De nada adianta oferecer um serviço que não se tem conhecimento para executar. Você dificilmente conseguirá vender para alguém um barco se nunca tiver entrado em um. Pense que você não está sozinho no mercado, mas sim concorrendo com outros profissionais mais experientes e consolidados.
Ter mestrado e pós-doutorado num assunto é um grande diferencial, mas pode não funcionar tão bem na prática como a teoria. Certifique-se de que seu nível de experiência e conhecimento seja suficiente para executar as tarefas com a qualidade necessária e que traga satisfação para seu cliente. De repente você pode descobrir que tem mais habilidade para ensinar outras pessoas e passar conhecimento, do que prestando um serviço comum num mercado saturado.

5. NÃO PENSE DEMAIS (E NEM DE MENOS)

Sabe quando você está louco pra tomar uma atitude e botar as mãos na massa, mas vem aquela ideia de que tudo vai dar errado? Cuidado! Pode ser que você esteja pensando demais.
Ao mesmo tempo, não seja imprudente. Antes de tomar qualquer decisão você precisará de um tempo de pesquisa e análise. Nem sempre a primeira ideia será a melhor resposta, busque conhecimento para sentir maior segurança.
Quando acender aquela luz interna ao pensar num assunto, quando suas leituras e estudos provocarem a sensação de empolgação: "Legal! Eu posso fazer isso!", então saiba que você está no caminho certo.
Desarme-se e dê os primeiros passos para fazer acontecer afinal, para ser independente não tem muito segredo: é arregaçar as mangas e fazer acontecer!

Conheça o treinamento completo para criar seu negocio online 100% do zero! Clique e confira