Mindfulness: atenção plena para curar ansiedade


Se você é como eu, meio obcecado por estudar controle da mente e meditação, já deve ter ouvido falar em Mindfulness. O termo significa atenção plena ou consciência plena e consiste em uma série de técnicas e exercícios para focar no momento presente.

Rotinas muito aceleradas, stress e preocupações constantes tendem a nos tirar do momento presente. Dessa forma, acabamos vivendo no piloto automático, sem prestar atenção em nós mesmos, cada vez mais preocupados com o futuro, ou lamentando os erros do passado.

Não é à toa que a ansiedade tem sido considerada um dos grandes males do nosso século, sendo apontada como o principal transtorno sentido pelos brasileiros. Estudos da OMS em 2018 indicam que 9,3% da população nacional apresenta quadros de ansiedade.

Mas como driblar tudo isso e fugir das estatísticas? É ai que entra o Mindfulness, que usa técnicas básicas de meditação para desenvolver concentração, autocontrole e serenidade.

Curtiu a ideia? Então dá um bizu nessas quatro dicas básicas para praticar:

1. Pare »  Sente ou deite de forma confortável e concentre-se na própria respiração;
2. Respire »  Sinta o ar circulando pelas suas narinas e os movimentos do abdômen subindo e descendo conforme você respira;
3. Ouça » Ouça atentamente os sons do ambiente e da sua respiração;
4. Pensamentos » Surgindo algum sentimento ou preocupação, volte a atenção aos sons e deixe o pensamento passar.

A prática de mindfulness pode durar entre 3 e 15 minutos, conforme o seu preparo. O segredo aqui é não se cobrar por não conseguir esvaziar a mente com facilidade, pois é muito comum sermos bombardeados por pensamentos persistentes. Por isso a prática diária é tão importante, ainda que poucos minutinhos, mas é uma forma de ir treinando a mente para responder ao seu autocontrole.

Livros Sobre Mindfulness

Confira os melhores livros para estudar mindfulness e se aprofundar nas técnicas de atenção plena:


Para finalizar, tomei a liberdade de dividir com vocês esse TED incrível da Monja Coen falando sobre consciência plena:


“Mindfulness é a simplicidade em si mesmo.
Trata-se de parar e estar presente. Isso é tudo”
(Jon Kabat-Zinn)

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