8 Hábitos para ser mais produtivo trabalhando em casa


Quem trabalha em casa sabe o desafio que é manter a boa produtividade. Talvez você esteja mudando de vida agora e ainda se adaptando a essa nova realidade, ou encontre dificuldade em administrar uma jornada dupla, com emprego fixo e atividade de renda extra.

Qualquer que seja o motivo, tenha a certeza de que é uma insegurança natural e vou te mostrar algumas técnicas que eu mesma uso pra lidar com isso.

Comecei a trabalhar em casa ainda na faculdade pois, mesmo trabalhando para outras empresas, quase sempre mantive paralelamente algum freelancer para complementar a receita do mês.

Ao longo desses 12 anos que passaram, fui desenvolvendo várias estratégias pra manter o rendimento e desempenhar com qualidade.

8. Planeje suas Atividades

O primeiro passo é listar todas as tarefas que você precisa executar, definir datas, prazos e entender quanto tempo você leva para finalizar cada atividade. No começo é comum calcular errado, por isso o importante é ir revisando seu planejamento e ajustando horários e prazos com base na sua experiência.

Se você trabalha em casa "fulltime" (em tempo integral), é importante incluir na lista os afazeres domésticos, assim fica mais fácil de organizar a sua rotina e saber a hora de parar.

7. Tenha uma Rotina de Trabalho

Você precisa ter uma rotina fixa? Seu trabalho depende de outros fornecedores e horário comercial, ou pode ser executado em horários alternativos? Ter isso em mente é muito importante para desenvolver uma rotina de trabalho.

Ter uma rotina diária faz toda diferença, evitando que você perca o foco e baixe a produtividade pensando qual o próximo passo a ser feito ou se preocupando com o que está sendo esquecido.

6. Você é Diurno ou Noturno?

Você é daquelas pessoas que está de pé as 06h da manhã, ou é mais provável que esteja indo dormir nesse horário? Entender como funciona o próprio organismo faz com que você consiga estabelecer uma rotina com base no seu nível de energia, trabalhando mais motivado e bem disposto.

Para mim, por exemplo, 90% do trabalho não depende de horários fixos. Então é super comum eu deitar para meditar e dormir, mas acabar pulando da cama com uma enxurrada de ideias na cabeça e quando vejo, estou trabalhando de madrugada.

Essa dica não vale para qualquer segmento, mas é muito útil caso seu trabalho tenha espaço para flexibilidade de horários. 

5. Seja Consistente na Produção

Verdade seja dita: mesmo amando o trabalho, tem dias que a gente acorda sem inspiração pra fazer nada. Para esses dias eu uso uma estratégia: começo fazendo tarefas menores e que demandem pouco esforço. Por exemplo: responder e-mails, pesquisar novas estratégias, ler algo relacionado ao tema das atividades do dia.

Mesmo não executando nenhuma tarefa, se você mantiver o foco no assunto do seu trabalho, estará executando o que chamamos de ócio criativo, que é uma técnica muito utilizada por profissionais de criação quando entram nesse estado de bloqueio mental.

4. Feito é Melhor do que Perfeito

Palavra de uma geminiana com ascendente em virgem, o perfeccionismo pode acabar com a sua carreira! Eu demorei muito tempo mesmo até conseguir assimilar essa mensagem, mas quando a gente abre mão do perfeccionismo, consegue fazer muito mais coisas e entregar um resultado com valor muito maior do que uma única tarefa executada com perfeição.

Isso não quer dizer que você vai ser relaxado e fazer tudo de qualquer jeito! Tem muita gente que usa isso como desculpa pra fazer um trabalho mal feito. Então é importante seguir esses passos: fazer, entregar e depois revisar o que for possível, sempre melhorando e aprendendo com os erros. 

3. Tenha uma Playlist Motivacional

Essa técnica eu usava quando trabalhava 12 horas/dia numa sala com mais 20 pessoas e precisava ressignificar meus dias, pois estava bem difícil encontrar motivação. Então separei no Youtube diversos vídeos motivacionais, Ho'oponopono, mantras e até filmes que eu pudesse apenas ouvir e deixar tocando enquanto trabalhava normalmente.

Até hoje apelo pra esse tipo de vídeo/áudio em dias que estou com a energia muito baixa e sem vontade pra nada pois, de alguma forma, essas mensagens positivas invadem nosso inconsciente e ajudam a elevar nossa vibração. O resultado após algumas horas é impressionante!

Pra não perder o foco (e nem o emprego, se for seu caso), a dica é baixar os vídeos como áudio e salvar num pendrive, assim você leva a playlist para ouvir onde quiser (preso no engarrafamento, é ouro!).

2. Banho, Café e Adeus Pijama

Nada de passar o dia de pijama! Essa é uma das maiores tentações de quem trabalha em casa e um dos piores inimigos da produtividade. Independente do horário que você acorde, leve essa dica pra toda vida: acordar, tomar banho, vestir uma roupa e tomar aquele café amigo de fé (e lembra sempre o filtro solar, tá? 😋)

1. Disciplina e Persistência

As duas palavras-chave para qualquer profissional que sonha trabalhar em casa são essas. Disciplina porque você dificilmente conseguirá ser muito produtivo se viver procrastinando e deixando tudo para a última hora. Persistência porque errar é humano e você ainda vai errar muitas vezes, o importante é não desistir. Respirando fundo e seguindo em frente, tudo encaixa em seu devido lugar.

Se você gostou das dicas, compartilha com seus amigos e segue a gente no Facebook!