8 Motivos para ir na feira toda semana


Se tem lugar que eu adoro são as feiras livres de hortifrutigranjeiros. Dos produtos naturais ao comércio sustentável, muitos são os motivos para a amar e começar a frequentar a feira toda semana. Confira todas as vantagens e motive-se!

8. Economia e Preço Baixo

Quem faz feira sabe melhor do que ninguém: a diferença de preços em relação ao mercado chega às raias do absurdo. Aqui em Porto Alegre, a  principal rede de supermercados da cidade tem a coragem de cobrar 6 reais (isso mesmo) num pé de rúcula, que na feira custa 1,99. Mas ainda que a margem de preços não seja tão grande, é possível economizar cerca de 20% nas compras da semana.

7. Promover a Gastronomia Regional

O interesse crescente da população por gastronomia coloca em pauta a importância dos produtos locais, pois é uma forma de reduzir o impacto causado pelos processos industriais. Por isso a gastronomia regional passou a ser um assunto tão abordado por chefs e cozinheiros ao redor do mundo. Consumir mais produtos da sua região também estimula a valorização de diferentes culturas, convidando a reconectar com nossas raízes e descobrir os sabores únicos da nossa terra.

6. Incentivar o Produtor Local

Os produtores rurais de pequeno e médio porte compõe grande parte dos agricultores do país, sendo responsáveis pela maioria dos produtos disponíveis no comércio. Muitas dessas cooperativas de trabalho são compostas por famílias inteiras, que tiram seu próprio sustento da agricultura e da produção artesanal.

5. Economizar Recursos Naturais

Todo o tempo e distância que um alimento percorre até chegar à sua mesa causa impacto mais ou menos negativo ao meio ambiente. Pense na quantidade de recursos necessário para o transporte e armazenamento desses produtos, que também têm um prazo de validade bem mais restrito. Comprar diretamente do produtor também significa uma grande economia de energia, combustível e água.

4. Alimentação Natural e Saudável

Com o crescimento do vegetarianismo e veganismo, muitas pessoas estão descobrindo o prazer de comer mais vegetais, hortaliças e frutas. Independente da sua ideologia, consumir mais desses alimentos representa um ganho enorme para a saúde, com menos aditivos químicos e alimentação bem mais nutritiva.

3. Bem-Estar e Socialização

Além de curtir um tempo ao ar livre e absorver um pouquinho de vitamina D no sol, ir à feira também abre espaço para fazer novas amizades e aproximar-se dos produtores locais, que podem até conseguir produtos mais fresquinhos e descontos especiais. Dessa forma, muitos aposentados encontram nas feiras um espaço de lazer e socialização.

2. Aproveitar as Delícias Caseiras

Certas comidinhas e produtos artesanais são encontrados apenas na feira. Pastel, caldo de cana, cachaça artesanal e muitas outras delícias caseiras tomam conta das ruas e enchem os sentidos, transformando as feiras em verdadeiros festivais gastronômicos. Você vai dizer que tudo isso pode ser encontrado em outros lugares, mas te garanto: sempre tem um gostinho diferente na feira!

1. Variedade e Novas Descobertas

Na feira você descobre muitas opções que não são encontradas facilmente nos mercados e também conta com toda a experiência e conhecimento do produtor em relação aos alimentos. Se você gosta de uma boa prosa, pode obter dicas interessantes para o melhor preparo e aproveitamento dos produtos.

Fique atento à programação das feiras livres em sua cidade e abrace você também esse estilo de vida revolucionário!