Beber mais água pode te ajudar muito, inclusive no tratamento da depressão


Que o corpo humano é composto 70% de água, todo mundo aprende na escola. Mas e se você descobrisse que um hábito tão simples pode mudar completamente sua vida e, inclusive, potencializar os resultados no tratamento da depressão?

O estilo de vida mais cultivado nas últimas décadas envolve hábitos nada saudáveis: muito fast food, refrigerantes e alimentos industrializados. O excesso de sódio contido nesses alimentos, por si só, já ajuda a promover a desidratação das células, então imagine isso somado a uma dieta sem água.

Manter o corpo hidratado é essencial para o bom funcionamento de todo organismo, especialmente rins e intestinos. Estudos do médico norte americano Michael D. Gershon, confirmaram que 90% da serotonina (aquele hormônio responsável pelo bem-estar) é produzida pelos intestinos, tornando muito fácil compreender a relação da ingestão de água com a depressão.

Aprenda a identificar os sintomas de desidratação e confira dicas para ingerir mais água:

Sintomas de Desidatração

  • Baixa concentração
  • Coceira e ressecamento nos olhos
  • Lábios e boca ressecados
  • Fadiga ou Sonolência
  • Mau humor
  • Pele seca e áspera
  • Prisão de ventre
  • Pedra nos rins
  • Urina amarelada
  • Cãibras musculares
  • Dores de cabeça

Água na Medida Certa

Muitas pessoas ficam inseguras em relação a quantidade de água que deve ser ingerida diariamente. Na tabela abaixo você pode ter uma ideia do volume diário por faixa etária.
Importante salientar que idosos, crianças, adolescentes, gestantes e mulheres em amamentação são consideradas populações com alto risco de desidratação pela baixa ingestão de água, portanto, cuidado redobrado!
Fonte: Estudo Água, Hidratação e Saúde

Dicas para Beber mais Água

Lembre-se: é essencial a ingestão de água pura, no máximo saborizada (ou seja: não pode adoçar e nem processar os ingredientes, basta adicionar à garrafa ou copo). Trocar refrigerantes e sucos por chá de ervas pode ser uma excelente iniciativa, mas não substitui o consumo de água pura.
  • Água Saborizada: Dificuldade em beber água pura? Experimente este truque, adicionando uma rodela de limão ou ramo de hortelã. Também pode testar com ervas, especiarias e frutas da sua preferência. Essa dica é muito legal pois, além de tudo, é super refrescante no verão.
  • Lembrete no Celular: Existem muitos aplicativos que ajudam a lembrar direitinho os horários e calcular quantidade de água que deve ser ingerida, basta escolher seu preferido.
  • Garrafinha de Estimação: Tenha sempre com você uma garrafinha com água para beber ao longo do dia e procure deixar por cima da mesa, de forma que fique bem à vista.
  • Manter a Frequencia: Nosso organismo deve se manter hidratado ao longo do dia, por isso não adianta beber 2 litros de água de uma vez só, é importante que seja um hábito frequente.
  • Etiquetas Adesivas: Algumas pessoas colam etiquetas adesivas com horários fixos, marcando a garrafa como uma régua, assim fica mais fácil lembrar ao longo do dia (veja exemplo na imagem abaixo)
Fonte: Pinterest
Seja responsável quando o assunto é depressão
Pode parece meio óbvio para alguns, mas não custa reforçar: depressão é doença e é altamente recomendado o acompanhamento profissional, que indicará o melhor tratamento para cada caso. Consulte o seu médico e aproveite essas dicas para turbinar o seu tratamento!