Organização e disciplina com o método Kaizen


Surgida no Japão pós Segunda Guerra Mundial, a metodologia Kaizen significa melhoria constante e está embasada na filosofia de vida oriental. O método foi desenvolvido e implementado nas empresas como forma de melhorar a produtividade e qualidade dos resultados.

O sucesso foi tão grande, que logo se espalhou para o restante do mundo e demonstrou ser eficiente não apenas na realidade das empresas, mas também para melhorar o ambiente familiar, social e vida pessoal como um todo.

Vou mostrar pra vocês um pouco mais sobre o método e como eu mesma apliquei o Kaizen para reorganizar minha vida pessoal e ter mais autodisciplina para fazer as coisas.

KAIZEN = MELHORIA CONTÍNUA

Conhecendo o Sistema Kaizen: 9 Principais Mandamentos

  1. Aprender na prática
  2. Aumentar a produtividade com ações de baixo investimento financeiro, evitando gastos excessivos
  3. Eliminar todo desperdício
  4. Engajamento de todos no processo de melhoria
  5. Focar as ações onde há maior necessidade
  6. Pode ser aplicado em qualquer local ou empresa
  7. Divulgação das melhorias obtidas, para que haja comunicação transparente entre os colaboradores
  8. Priorizar a melhoria das pessoas, através de orientação para qualidade, trabalho em equipe, cultivo da sabedoria e autodisciplina.
  9. Objetivo único deve ser a melhoria dos processos
Estes são os mandamentos do método Kaizen para dentro das empresas, na sequência vou te mostrar como ele pode ser usado no dia a dia mais comum.

Mais Organização e Disciplina

O grande segredo do método de aperfeiçoamento contínuo na vida pessoal é que ele nos ajuda a driblar a desorganização e estimula a autodisciplina, a partir do momento que somos direcionados a pensar em ações práticas de melhoria, que começam muito pequenas e vão evoluindo aos poucos.

O stress do dia a dia tende a nos perturbar e nos colocar num estado de ansiedade que faz com vivamos atropelando processos. Já ouviu o ditado: "Botar a carreta diante dos bois?", pois é exatamente isso que costumanos fazer quando estamos demasiadamente preocupados e desorganizados.

O resultado disso é que acabamos nos sentindo frustrados e impotentes diante da vida, como se não tivessemos capacidade para lidar com as situações, quando na verdade só faltava organização e ação contínuos.

Como Aplicar o Método Kaizen para sua Vida Pessoal

No passo a passo abaixo você pode ver como é simples de aplicar o Kaizen e como acaba sendo motivador executar tarefas que antes eram chatas de fazer.

Isso acontece justamente por tirar a pressão do "fazer tudo e fazer agora". A partir do momento que você começa pequeno e evolui aos poucos, a motivação cresce também e a chance de dar continuidade nos projetos é muito maior.

Kaizen Passo-a-Passo para sua Vida Pessoal

1. Definir um objetivo;
2) Dar o primeiro passo "ridiculamente pequeno";
3) No dia seguinte fazer um pouquinho mais;
4) No outro dia fazer um pouquinho mais;
5) Introduzir pequenas ações, de forma crescente, até atingir o objetivo final.

É importante que seus objetivos sejam traduzidos em ações, por exemplo: fazer exercícios, comer menos doces, guardar dinheiro, limpar a casa, etc...

No segundo passo, é bem comum se sentir meio ridículo, mas tudo isso é proposital, então o primeiro passo será ridiculamente pequeno do tipo: fazer um único polichinelo, comer uma colherada a menos de doce, guardar 1 centavo num cofrinho, lavar apenas um garfo,etc...

Recomendo que você não ceda à tentação de começar dando passos maiores por sentir-se muito bobo de executar passos tão insignificantes. Esse processo é importante para administrar a própria empolgação e reduzir as expectativas. Expectativas menores tiram o peso de um super resultado em tempo recorde, que costuma ser um dos maiores fatores de desmotivação e abandono de projetos pessoais.