7 Passos para aumentar a autoestima e encontrar a felicidade


Você considera estar 100% feliz em relação à sua vida e a quem você é?

Se chegou a esse artigo, provavelmente as coisas não estejam indo tão bem assim. Mas não desanime, pois você não está só nessa empreitada e sempre há um caminho novo a ser construído.

Se o mundo não vai mudar, mude você

Muitas pessoas consideram essa frase clichê (e é mesmo), mas vou te contar um segredo: as respostas para muitas coisas da vida são extremamente simples e clichês.

Temos tendência a projetar no mundo exterior todos os conflitos e problemas da vida. Assim é fácil se conformar em ser infeliz, pois a culpa sempre vai ser do chefe, mãe, vizinho chato, conta atrasada, tempo ruim e qualquer outra desculpa que preferir inventar.

Quando existe paz interior e autoestima, os problemas simples do dia a dia não abalam da mesma forma e lidar com problemas parece um desafio possível de realizar.

Sabe quando você conquista alguma coisa que desejava há muito tempo? Não sente aquela emoção de: "Hoje nada nesse mundo vai abalar o meu humor"? Pois é exatamente isso.

Este sentimento de plenitude, que preenche os espaços vazios do mundo interior, não chega do dia pra noite. É uma jornada em busca do autoconhecimento, se preocupando menos com a opinião dos outros e observando mais seus próprios pensamentos e sentimentos.

Sentir-se completo e feliz, acima de tudo, é opção de cada um. Escolha cuidar de si mesmo e embarque nessa aventura incrível para descobrir o ser único que você é:

1. Autoconhecimento é a Chave

Reserve um tempinho para relaxar, ler e fazer anotações sobre si mesmo. Manter um diário ou caderno de notas pra fazer anotações e responder testes é super útil e você vai se surpreender com as descobertas que nascem a partir disso.

Algumas questões importantes para responder em seu caderninho:
  • Como os outros me descrevem:
  • Como eu poderia me descrever:
  • Quais atividades me ajudam a relaxar:
  • Quais são meus objetivos neste momento:
  • Como eu planejo atingir esses objetivos:
  • 3 novas atividades ou hobbies que desejo testar:
  • Lugares que desejo conhecer na vida:
  • Habilidades que desejo aprender:
  • Coisas que sentirei falta da minha vida atual nos próximos 5-10 anos:
  • Se um gênio da lâmpada me concedesse 3 desejos, eu pediria:
  • O que me motiva? 
  • O que me traz alegria e prazer na vida? 
  • Que valores são importantes para mim? 
  • O que faz meu coração bater mais acelerado? 
Não se preocupe em responder rápido. Leve o tempo que for preciso e permita-se passar um tempo com esses questionamentos na cabeça, abrindo espaço para que seu inconsciente se manifeste.

Esse exercício é muito bom mesmo e ajuda a trazer para sua consciência informações sobre si mesmo que você nem imaginava existirem.

Confira agendas e cadernos populares no Walmart


2. Remova a Negatividade da Sua Vida

Pessoas e pensamentos negativos frequentes, assim como relacionamentos tóxicos, sugam a sua energia e não agregam valor algum para sua vida. Aprenda a lidar com isso, desapegando e deixando ir embora as coisas que te fazem mal.

Liste no seu caderno de autoconhecimento todas as situações que te puxam pra baixo, atitudes que as pessoas têm que te deixam irritado ou magoado. Às vezes apenas escrever já é o suficiente pra aliviar todo aquela carga que pesa nesses momentos.

Nem sempre podemos remover fisicamente alguém da nossa vida, mas sempre podemos lidar de outra forma com as situações. Se alguém provocar, ignore, vire as costas e deixe a pessoa falando sozinha, mas não desgaste sua energia no conflito.

3. Use Afirmações Positivas

Podem ser frases, mantras e até mesmo meditações guiadas, o fato é que a repetição de afirmações positivas ajudam a mente a fixar uma nova ideia.

Se todos os dias você se olhar no espelho dizendo: "eu me amo e me aceito", no começo é provável que sinta-se meio ridículo, mas a repetição vai transformando alguma coisa lá no seu íntimo, como se acendesse uma nova luz. Faça o teste pra você ver!

Algumas das minhas afirmações preferidas são:
  • Eu me amo e me aceito como sou
  • Eu tenho coragem pra mudar
  • Sinto muito, me perdoe, te amo, sou grato
  • A vida sempre me guia para o caminho certo
  • Me torno uma pessoa melhor a cada dia que passa
  • Tenho mente, alma e coração abertos
Anote suas afirmações preferidas no caderninho e procure repetir diariamente a que estiver mais alinhada com seus objetivos, até sentir que sua mente está aceitando melhor a frase como verdade.

É comum sentir desconforto ou vergonha em repetir afirmações que não fazem sentido para o inconsciente. Esse treino ajuda a reprogramar a mente, plantando uma nova semente de consciência, que precisa ser regada até criar raízes mais profundas.

      

4. Saiba Pedir Ajuda

Vejo muitas pessoas reclamarem que não são ouvidas ou aceitas, mas na verdade elas fazem nada para que os outros ajudem de alguma forma.

É fácil criar a expectativa de que as outras pessoas devem ser mais "sensíveis e intuitivas" e ter visão de raio-x para enxergar todo sofrimento que passa na sua alma, mas entenda que se não pedir ajuda, a chance de ninguém entender o que você espera é muito grande.

Perceba que todos estão no mesmo barco, lutando com seus próprios conflitos e fantasmas. Não é por falta de amor e atenção que as pessoas não te ajudam e sim por falta de noção mesmo.

Procure seus amigos e família, converse com pessoas da sua confiança, compartilhe seus objetivos e sonhos. Procurar ajuda psicológica e aceitar que precisa ouvir uma opinião profissional também é um grande passo para recuperar sua autoconfiança e autoestima.

Caso você chegue à conclusão que não tem ninguém, anote que tipo de pessoas você deseja ter mais perto de si e comece a pensar se você está sendo essa pessoa também. Lembre-se que nós sempre atraímos para nossa vida pessoas e situações com energia similar à que estamos emitindo.

5. Pratique o Autoperdão

Aceite o fato de que ninguém é perfeito e que você também comete erros. Seja mais gentil consigo mesmo, usando as adversidades como lições de vida para aprender mais sobre si e se tornar alguém melhor.

Abra sua mente para a ideia de que você não é uma vítima do mundo. O mais provável é que você esteja sendo vítima de si mesmo e é a única pessoa capaz de mudar isso.

Falhas não definem quem você é, mas sim apontam para como você está agindo, pensando e se comportando. Perdoe-se, pois o perdão vai libertar as amarras da culpa e do medo, trazendo motivação para seguir em frente.

6. Ouça Mais Seu Coração

Mesmo que não prestemos atenção, nosso coração está sempre mandando mensagens inconscientes e que são ignoradas, simplesmente porque não queremos ouvir.

Isso faz parte do mecanismo de autossabotagem pois, muitas vezes, nossos desejos mais profundos exigem grandes mudanças, tomada de decisões e transformações de vida que, inconscientemente, geram medo e insegurança.

Para ouvir melhor o seu coração não é preciso estetoscópio, basta estar atento ao que você está sentindo em relação às coisas. Anotar esses sentimentos pode ser o primeiro passo para tornar consciente quais são essas emoções e ouvir o que seu coração está tentando dizer.

7. O Poder da Gratidão

Muitas coisas se transformam em nossas vidas quando paramos de reclamar e passamos a agradecer.

A gratidão nos tira daquele estado de pensamento negativo e nos eleva para outra escala, onde percebemos que a vida não é tão ruim assim e que existe esperança.

Agradecer por todas as coisas da vida que deram certo, diminui o peso de tudo que deu errado. Quando você perceber, já nem dará mais tanta bola para o que te feriu.

Anote no seu caderninho do autoconhecimento todos os motivos que a vida te deu pra agradecer e concentre toda sua energia nisso. Transforme em afirmações positivas e adquira o hábito de agradecer todos os dias.

Em dias ruins, agradeça da mesma forma, pois mesmo que todo resto tenha dado errado, no mínimo, você acordou e teve forças para encarar mais um dia.

Exercite a prática de buscar motivos para agradecer, mesmo em coisas simples como comer o que você gosta, ver o sol brilhando no céu, ler um artigo interessante ou assistir um vídeo engraçado.

Você é sempre o melhor investimento. Permita-se!

Comentários