Segredos testados para poupar energia e economizar na conta de luz


Poupar energia e baixar o valor da conta de luz já é um desafio nos meses mais fresquinhos do ano e no verão parece uma tarefa quase impossível, não é verdade?

Pois hoje vou te contar os segredinhos que adotei e que ajudaram a reduzir minha conta de luz em mais de 40% nos últimos três meses:

Desligar da Tomada

Você sabia que desligar no botão deixa a maioria dos aparelhos eletrônicos em modo de espera? Especialistas afirmam que esse modo standby pode custar até 12% da conta no final do mês.

Para evitar isso, procure desligar da tomada os aparelhos enquanto não estiver usando. O resultado é impressionante, faz toda diferença desligar televisores, monitores, computadores, aparelhos de som e vídeo da tomada e não no botão.

Aqui em casa adquiri o hábito de desligar da tomada todos os dias antes de dormir e sempre que vou passar mais de 2 horas fora.

Lâmpadas de LED

Não é por acaso que elas estão dominando o mercado, as lâmpadas de LED poupam até 95% de energia. Caso você tenha outros tipos de lâmpada em casa, vale a pena substituir e testar. Confira no quadro abaixo o comparativo de consumo:

Carregadores Celular / Tablet

Os carregadores de celular ou tablet consomem energia sempre que estão plugados na tomada. Evite deixá-los carregando durante a noite (pois gera desperdício de energia) e lembre-se de tirar o carregador da tomada.

Apagar as Luzes

Este é o hábito preferido dos amantes e sócios da CEEE, que adoram deixar a luz acesa por cada ambiente da casa que transitam. E falando francamente: precisa mesmo acender a luz com o sol brilhando lá fora? A menos que o local não tenha janela, é totalmente desnecessário.

Comece a cuidar melhor e apagar as luzes sempre que não estiver usando e veja a diferença.

Ar Condicionado

Usar o ar-condicionado de forma responsável também ajuda muito. Programar o timer para que o aparelho desligue depois de um tempo é excelente para evitar que passe um período muito longo ligado.

Da mesma forma, evite deixar o ar ligado no modo turbo. O ideal é resfriar o ambiente e depois disso aumentar a temperatura para cerca de 23ºC.

Manter o ambiente com portas e janelas fechadas, assim como cuidar da limpeza do filtro, também são pequenas atitudes que contribuem para melhor eficiência energética desses equipamentos.

Caso esteja pensando em comprar um ar condicionado, considere que um split pode ser de 20% a 30% mais econômico que os modelos de janela.

Chuveiro Elétrico 

Aproveite os dias quentes para baixar a temperatura da água e manter o chuveiro no modo verão. Além de mais refrescante, pode economizar até 43%.

Dizem que reduzir 3 minutos no tempo de banho pode gerar até 20 reais de economia na conta de luz.

Geladeira

Você é daquelas pessoas que abre a geladeira pra pensar? Pense melhor antes de fazer isso! Abrir a porta constantemente deixa o frio escapar, fazendo o motor trabalhar mais para manter a temperatura.

Para melhor economia de energia, procure manter a geladeira distante de fontes de calor como fogão e luz do sol, fazer o degelo periodicamente e evitar sintomas de pobreza como secar as roupas na grade de trás do equipamento (admiro quem tem espaço pra fazer isso).

Lavar e Passar

Procure acumular o máximo de peças para lavar e secar de uma vez só, usando o máximo da capacidade da máquina de lavar roupas e a temperatura do ferro ajustada para o tipo de tecido, começando pelas peças mais leves.

Chave Geral

Quando for viajar, desligue a chave geral no quadro de luz da sua casa, garantindo que nenhum equipamento vai gastar energia desnecessariamente (apenas tome cuidado para não deixar nada perecível dentro da geladeira ou congelador).

Na minha casa os disjuntores são separados por cômodo, então eu deixo ligado apenas o da cozinha. Tenha essa atenção para evitar surpresas desagradáveis ao retornar.

Selo de Energia Procel

Essa dica só vale para novos equipamentos, mas sempre que precisar de algo novo, lembre-se de procurar pelo selo de eficiência energética da Procel, que identifica as opções mais econômicas do mercado.

E você, que atitudes adota para poupar energia? Compartilhe sua ideia, deixe seu comentário!

Comentários