Conheça a série documental que todo consumidor deveria assistir


Em tempos de minimalismo e debates sobre consumo consciente muitas pessoas estão sentindo uma culpa e peso excessivos por não resistir aos apelos de consumo da mídia. Mas será mesmo que o consumidor é tão "culpado" assim?

E se você soubesse que por trás disso tudo existem estratégias de vendas elaboradas para entrar na mente do consumidor e despertar seus desejos mais escondidos? Isso faria alguma diferença na forma de perceber o mercado?

Hoje vou compartilhar uma série documental que vai fazer você repensar a forma de ver as coisas. Então pega o seu café e vem comigo descobrir os mistérios por trás dos desejos de consumo:

Uma breve introdução

Quando fui apresentada para este documentário eu ainda trabalhava no setor de marketing de uma das maiores indústrias do país. Na época já estava bastante insatisfeita com o trabalho, sentia que tinha muita coisa errada e estava começando a questionar a indústria do consumo.

Foi então que me indicaram esta série e depois disso, tudo mudou...

Esta série documental britância foi produzida em 2002 por Adam Curtis, com o objetivo de trazer à tona fatos históricos de como as teorias de Sigmund Freud foram utilizadas para controlar as massas.

São 4 episódios com uma hora de duração cada. Recomendo que assistam todos e tirem suas próprias conclusões:

O Século do Ego | The Century of the Self [2002]


Na série O Século do Ego (do inglês The Century of the Self) você vai descobrir como o trabalho de Sigmund Freud, Anna Freud e Edward Bernays influenciaram na forma das empresas e governos fazer marketing para controlar as pessoas.

Episódio 1 | Máquinas da Felicidade

Entenda a teoria de Sigmund Freud e como ela foi introduzida na sociedade norte americana para dar início a era do consumismo desenfreado:


Episódio 2 | Engenharia do Consentimento

Descubra a história de como as ideias de Freud sobre a mente inconsciente foram usadas nos Estados Unidos pós-guerra para tentar controlar a população:


Episódio 3 | Há um Policial Dentro de Nossas Cabeças...

Saiba como se desenvolveram os movimentos de autoajuda e as estratégias usadas pelas corporações para aproveitar esta grande oportunidade:


Episódio 4 | Oito Pessoas Bebericando Vinho em Kettering

Confira as técnicas que foram usadas para moldar a política aos desejos e sentimentos das pessoas:



Comentários