Veja 8 dicas para organizar as finanças e economizar dinheiro


Como diria a frase: cada vez sobra mais mês no fim do dinheiro, não é verdade? Os preços altos e inflação disparada trazem cada vez mais dor de cabeça na hora de fechar o orçamento do mês. Tudo isso gera uma enorme insegurança, afinal, qual a melhor forma de equilibrar essa balança?

Depois de buscar a opinião de diversos economistas, passei a integrar algumas práticas ao meu dia a e quase não acreditei ao comprovar os resultados. Confere essas dicas preciosas para enxugar as despesas e ainda poupar uma graninha no final do mês:

8. Organize as Contas Fixas

O primeiro passo para organizar as finanças é priorizar as contas fixas: aluguel, água, luz,... Pague tudo em dia, evitando fugir dos juros cobrados por atraso. É muito comum acumular despesas altíssimas, acima de 100 reais, apenas na soma dos juros cobrados em contas atrasadas.

7. Quebre o Cartão de Crédito

Parece uma atitude radical, mas cada vez mais pessoas estão cancelando o cartão de crédito por não ter controle na hora de usar. A regra é clara: se não tem controle, corte imediatamente! Os juros cobrados pelas operadoras de cartão de crédito são os piores do mercado e se você entrar no crédito rotativo, pode acabar caindo numa bola de neve difícil de escapar!

6. Economize Recursos

Poupar água, luz e comida são iniciativas conscientes que, além de preservar a saúde do nosso planeta, também ajudam muito a enxugar o orçamento. Pequenas atitudes como desligar a luz dos cômodos vazios da casa, desligar eletrodomésticos da tomada, não deixar torneiras pingando ou aproveitar as sobras da geladeira, são ações que trazem resultados incríveis (e com pouquíssimo esforço).

5. Desapegue das Marcas

Você é daquelas pessoas que paga pela marca? Palavra de designer: isso é uma cilada! As grandes marcas normalmente cobram pelo valor da etiqueta, sem o menor comprometimento com a qualidade. Existem muitas marcas regionais surgindo, que oferecem preço mais baixo e qualidade, além de incentivar o comércio sustentável.

4. Compre com Dinheiro

Há poucos meses fiz esse teste: saquei dinheiro para as compras cotidianas (supermercado, padaria, etc) e me comprometi a usar apenas essa verba, cortando todos os extras. O resultado foi supreendente, com uma economia de 30% e dinheiro sobrando no final do mês!

3. Fique Atento aos Preços

Sabe aquela pilha de encartes que enfiam em nossas caixas de correspondência? Antes de jogá-los fora, dá uma olhadinha nas ofertas. É importante manter o foco pra não se deixar levar pelos apelos extras, mas procurar ficar antenado nos preços dos produtos de consumo frequente e aproveitar as boas ofertas, quando possível.

2. Alimentação mais Saudável

Pessoal, essa dica é incrível e ainda por cima ajuda a emagrecer! Depois que comecei a fazer feira toda semana, além de economizar, já perdi 5kg. O segredo é apostar nos vegetais e frutas em oferta (normalmente esses são os produtos da estação) e substituir carnes vermelhas por ovos e frango também alivia muito no bolso.

1. Renda Extra

A gente sabe que, mesmo apertando de todos os lados, nem sempre é possível fechar o orçamento do mês. Já pensou em conseguir alguma renda extra? As possibilidades são infinitas: artesanato, vender doces, representar cosméticos ou bijuterias... Se você tem interesse em renda extra, fique de olho aqui no blog, que muitas dicas ainda estão por vir!

Tem mais ideias para organizar as finanças? Deixe seu comentário!

Leia também:
Minimalismo X Economia: vida simples é sinônimo de pobreza?