[DESAFIO] 30 Dias de Minimalismo para transformar sua vida


Está buscando viver uma vida mais simples e intencional, com menos coisas, mais tempo e energia para as pessoas e atividades que você ama? Então eu desafio você a dar os primeiros passos com estes exercícios de 30 dias.

Já faz alguns anos que a escritora alemã Anushka Rees lançou este desafio em seu blog e ganhou muita repercussão e seguidores ao redor do mundo.

A partir de passos muito simples, ela propôs 30 missões de um dia para mergulhar na vida minimalista e caminhos do autoconhecimento.

Então pega aquele café e vem comigo para o desafio de 30 dias que vai transformar a sua vida:

[Regras do Desafio]

  Faça uma tarefa todos os dias
  Escolha a ordem que você preferir
  Não pule nenhum dia

Preparado? Seu desafio começa agora:

01. Desconecte por um dia

Atualmente vivemos no multitela, sempre conectados no celular, computador ou televisão. Essa superexposição drena nossa energia e mantém em constante estado de distração. Então, apenas por hoje desconecte das tecnologias e aproveite para relaxar offline.

02. Meditar por 15 minutos

 Já falamos sobre os benefícios da meditação nesse post aqui. A prática é simples e contribui para ter mais energia e clareza mental, reduzindo os níveis de estresse e ansiedade. Escolha algum vídeo de meditação guiada no Youtube ou use algum aplicativo para te ajudar no dia de hoje.

03. Organize sua vida digital

Hoje é dia de botar ordem na sua vida digital. Limpe sua área de trabalho, apague arquivos que não precisa mais e organize seus arquivos em pastas estruturadas de maneira bem simples (como fotos, documentos, trabalho, faculdade...).

04. Dia sem reclamação

Reclamar nunca não é um hábito nada produtivo. Pelo contrário, serve apenas para manter padrões negativos de pensamento. Desafie-se a não reclamar por pequenas coisas hoje. Aceite a situação e siga em frente, ou encontre uma solução.

05. Identifique de 3 a 6 principais prioridades

Minimalismo, acima de tudo, é descobrir o que realmente importa na sua vida e buscar maneiras de adicionar mais disso à sua rotina diária. Hoje: Reflita sobre quais são as suas prioridades e liste de 3 a 6 coisas que são mais importantes na sua vida.

06. Siga um novo ritual matinal

Comece o dia com um ritual matinal relaxante e energizante, ao invés de correr logo cedo para conferir as redes sociais e saber as últimas notícias. Medite, escreva, faça uma aula de yoga ou leia um livro.

07. Simplifique sua lista de leituras

Hoje: Reduza o tamanho da sua lista de leituras, cancelando a inscrição e removendo dos favoritos os sites, marcas e blogs que você não acompanha mais. Mantenha apenas fontes que representem seus interesses e que sejam relevantes para o seu dia a dia.

08. Aprenda a curtir a solidão

Passe pelo menos 3 horas do seu dia totalmente sozinho (se puder ser mais tempo, melhor ainda), sem redes sociais ou ligar a televisão. Preste atenção em como é estar em completa solidão. Se quiser, pode anotar os pensamentos e sentimentos que surgirem neste exercício.

09. Reduza seus produtos de beleza

Encare seus produtos de beleza hoje! Faça uma lista de tudo que você usa regularmente, começando pelo todo da cabeça e sem verificar os produtos que você tem. Depois jogue fora ou doe tudo que estiver sobrando dessa lista.

10. Sem e-mail ou redes sociais até o almoço

Use as horas mais produtivas do dia para fazer o que mais precisa e resista à tentação de verificar suas redes sociais ou e-mails até a hora do almoço. Então comemore o quanto você rendeu e realizou em tão pouco tempo!

11. Avalie seus compromissos

Anote todos os seus compromissos regulares, ou seja, atividades, projetos paralelos e outras responsabilidades. Então seja honesto: Qual destas coisas você mantém apenas por obrigação e quais significam alguma coisa para sua vida?

12. Defina suas metas para o ano

Definir metas é importante para alinhar suas ações diárias com suas verdadeiras prioridades. Isso devolve as rédeas da vida para suas mãos, evitando\ viver de forma reativa ou passiva. Hoje, reserve pelo menos 30 minutos para escolher de 1 a 3 grandes metas até o final do ano.

13. Organize seu guarda-roupas

Reserve uma tarde inteira para examinar seu guarda-roupas peça por peça e se livrar de qualquer coisa que não faça você se sentir confiante e inspirada. Confira estes passos simples para organizar e reduzir seu armário.

14. Aprenda uma nova habilidade

Aprender expande os horizontes e pode ser muito divertido. Hoje é dia de escolher uma nova habilidade que você tem vontade de aprender. Reúna tudo o que precisar e comece!

15. Examine seus hábitos diários

Hoje, dê uma olhada mais de perto em seus hábitos cotidianos. Avalie como é seu dia, da rotina matinal até a maneira como você trabalha e atividades à noite. Quais hábitos você poderia melhorar, quais você deveria abandonar, quais novos hábitos deveria desenvolver?

16. Não compre nada por 24 horas

Hoje é dia de romper o círculo vicioso do consumo compulsivo. Não compre nada, nem mesmo comida ou produtos essenciais, por 24 horas (certifique-se de preparar o que precisa com antecedência). Então veja como você se sente!

17. Faça uma tarefa de cada vez

Ser multitarefas é um comportamento que suga rapidamente as energias. Procure se concentrar em uma coisa de cada vez, sem abandonar nada pela metade. Foque em trabalhar por 1 ou 2 horas sem interrupção, seguidas de pequenos intervalos.

18. Deixar de seguir e desfazer a amizade

Reduza o estresse das redes sociais sendo um pouco mais seletivo em relação a quem você segue. Será que você precisa manter no Facebook pessoas que não conhece ou com quem falou apenas uma vez? Revise suas amizades e diminua sua lista.

19. Vá passear e pratique mindfulness

Caminhadas são uma ótima oportunidade para praticar mindfulness. Escolha um caminho que pareça interessante e preste atenção aos detalhes em seu entorno, explorando o ambiente e usando todos os sentidos. Você ficará surpreso com as novidades que serão percebidas e transformação da sua energia.

20. Desligue a TV e leia um livro

Todos os dispositivos eletrônicos emitem uma luz azul que perturba a produção de melatonina e reduz a qualidade do sono. Então, ao invés de terminar a noite com episódios do seu programa favorito, aconchegue-se no sofá com um bom livro.

21. Jornalista por 20 minutos

Escrever ajuda a organizar os pensamentos e desestressar. Sente-se por 20 minutos e escreva sobre qualquer coisa que lhe venha à mente. Se gostar dessa experiência, considere incorporar uma rápida sessão de escrita diária à sua rotina.

22. Crie uma rotina relaxante na hora de dormir

Melhore a qualidade do seu sono e níveis de energia reservando um tempo para relaxar no fim do dia. Escreva, leia um bom livro, tome uma xícara de chá e prepare tudo para o dia seguinte. Confira essas dicas para dormir melhor e experimente hoje mesmo!

23. Saia de cara lavada

Redefina o que é essencial para você seguindo uma rotina mínima de beleza. Só por hoje, nada de maquiagens ou cosméticos. Talvez você descubra que não precisa de tantos produtos quanto imagina e que a maior parte deles são opcionais. Ajuda a simplificar sua rotina.

24. Pratique gratidão

Tornar-se um minimalista é estar atento e apreciar também as pequenas coisas que já fazem parte da sua vida. Tarefa para hoje: Escreva uma longa lista de todas as coisas e pessoas pelas quais você é grato na vida, que te ajudaram em algum momento ou tenham algum significado positivo para você.

25. Dia inteiro sem planejamento

Em nossa cultura, estamos tão acostumados a querer aproveitar ao máximo cada minuto livre do dia, que pode ser quase assustador não planejar nada para fazer. Seja corajoso hoje e observe onde isso te leva.

26. Identifique seus gatilhos de estresse

O primeiro passo para reduzir o estresse diário é identificar seus gatilhos pessoais. Experimente isto: Tome notas de seus níveis de estresse e atividades ao longo de um dia da semana. Depois de identificar seus gatilhos de estresse, descubra como você poderia preveni-los ou neutralizá-los no futuro.

27. Limpe sua gaveta de lixo

Livrar-se da desordem tem efeito quase terapêutico, porque ajuda você a lidar com as diferentes emoções que estão associadas às suas coisas. Complete a sua sessão de terapia hoje limpando gavetas, caixas ou cantos bagunçados da casa.

28. Deixe de lado um objetivo

A chave para alcançar objetivos como um minimalista é colocar os objetivos certos em primeiro lugar. Pare de perseguir coisas que você acha que deveria querer e descubra o que realmente faria você feliz. Deixe de lado quaisquer objetivos que não sejam significativos para você hoje em dia.

29. Desativar notificações

Notificações de e-mails e redes sociais geram um fluxo de trabalho muito reativo, acabando com sua produtividade. Só por hoje: desative todas as notificações e verifique suas redes sociais apenas nos intervalos.

30. Avalie suas últimas 5 compras

Desenvolver hábitos de consumo mais éticos e menos consumistas é a chave para viver uma vida mais simples. Hoje, avalie suas últimas cinco compras não essenciais. Quão úteis elas se mostraram e como você poderia melhorar suas decisões de compra no futuro?

Confira o quadro resumido com todos os exercícios (versão original em inglês)

Fonte: 
Este artigo é uma tradução livre do texto 30-Day Minimalism Challenge | Anushka Rees Blog. Confira versão original no link.


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