Você conhece PANC? Saiba mais sobre as Plantas Alimentícias Não Convencionais


Você sabia que existem diversas plantas que nascem nas calçadas ou quintal de casa e poderiam ser incluídas na alimentação? Elas nada mais são do que verduras, hortaliças e frutas pouco convencionais que nascem de forma espontânea.

Poucos têm este conhecimento atualmente, mas com certeza você já passou por algumas dessas plantas sem fazer a menor ideia de que é possível consumi-las.

Ficou cursioso para saber mais? Então vem comigo saber mais sobre as Plantas Alimentícias Não Convencionais:

O que significa e o que são alimentos PANC?

PANC é uma sigla muito simples que significa exatamente isso: Plantas Alimentícias Não Convencionais. O termo se refere a plantas pouco conhecidas e que nascem espontaneamente na natureza.

Estas plantas muitas vezes são consideradas "mato" ou "ervas daninhas" por falta de conhecimento e costume. Contribui para isso o fato de não ser comum encontrá-las para vender no mercado e dessa forma acabam sendo ignoradas ou descartadas.

É muito provável que você já tenha encontrado alguma planta desse tipo. Especialistas afirmam que já foram catalogadas mais de 350 espécies de plantas não convencionais.

Quais são os alimentos não convencionais?

PANCs podem ser desde sementes e frutas até gramíneas (o famoso “matinho”) e variam de região para região. O que é considerado alimento não convencional em São Paulo pode ser algo tradicional no Piauí ou no Ceará (como o Umbu, por exemplo).

Algumas plantas tradicionais podem ser consideradas PANC por não ser comum consumi-las ainda verdes. É o caso de bananas e mangas verdes, por exemplo.

Conheça algumas das principais espécies de PANC:

Moringa Oleifera » Esta planta é totalmente comestível e podem ser aproveitadas folhas e sementes. É rica em cálcio, betacaroteno, vitamina A e potássio. Ideal para sopas, chás, sucos e até mesmo biscoitos.
Moringa Oleifera

Hibisco-Roxo (Hibiscus Cannabinus) » Nesta espécie de hibisco, folhas e flores são comestíveis. É rica em vitamina C e dizem que é perfeita em saladas, pois dá um toque avinagrado ao prato, podendo substituir temperos que dão acidez.

Hibisco Roxo

Framboesa-do-mato (Rubus Rosifolius)
 » É também conhecida como framboesa silvestre. Além dos frutos deliciosos, as folhas podem ser usadas para fazer suco verde, sendo indicada no tratamento da menopausa.
Framboesa-do-mato

Amora-preta (Rubus nigra) »
Podem ser aproveitados os frutos, folhas e flores. Com as folhas a dica é usar no suco verde. As flores nunca experimentei, mas dizem que são uma delícia. Aqui no sul é bem comum encontrar amora preta, especialmente no interior e zonas rurais.

Amora-preta

Espinafre-indiano (Basella Alba) »
Também conhecida como bertalha, é rica em vitamina C, ferro e cálcio, além de ser indicada para prisão de ventre. Pode ser usada da mesma forma que o espinafre convencional em receitas, sopas e até frituras.

Espinafre-indiano

Capuchinha (Tropaeolum majus) »
Poucos sabem que esta flor tão bonita e comum também é comestível. É possível usar folhas, flores e vagens para compor diversas receitas como saladas, recheios e omeletes.

Capuchinha

Capim-Tiririca (Cyperus esculentus) » 
Dizem que as propriedades desta planta são incríveis no tratamento do câncer. Pode ser usada para fazer suco verde, saladas ou refogados. Nas raízes da Tiririca nasce um tubérculo que pode ser usado para fazer leite e farinha.

Capim-Tiririca

Gostou de saber um pouquinho mais sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais? Confira neste vídeo do biólogo e botânico Camilo Pedrollo muitas dicas de PANC para prestar atenção a partir de agora:


Quer aprender tudo sobre idenrtificação e cultivo de PANCs?

Se você adorou este conteúdo e quer se aprofundar ainda mais neste tema, aprendendo a identificar as mais variadas Plantas Alimentícias Não Convencionais e também como cultivar em casa, confira este curso completo do Camilo Pedrollo e plante saúde na sua vida!

Curso 100% Online: Aprenda a cultivar Orgânicos, Plantas Medicinais e PANC | Clique para saber mais

Comentários