Saiba tudo sobre Transtorno de Déficit de Natureza abordado no Aprendiz da Band


Quem acompanha o reallity show O Aprendiz na Band e assistiu ao terceiro episódio da temporada atual se deparou com uma prova bem interessante...

No programa, o apresentador Roberto Justus abordou o Nature-Deficit Disorder (ou Transtorno do Déficit de Natureza), desafiando as equipes de influenciadores digitais a produzir um vídeo sobre o tema.

Um episódio emocionante e que mexeu com muita gente. Afinal, que transtorno é este e como se aprofundar mais no assunto?

Pensando nisso, nossa equipe foi atrás de mais informações e neste artigo vou te mostrar tudo que descobrimos. Então pega o seu café e vem comigo saber mais sobre o Transtorno de Déficit de Natureza:

Richard Louv e A última criança na natureza

Richard Louv é um escritor e jornalista norte americano, cofundador do movimento Children and Nature Network e que ganhou maior projeção com seu livro A última criança na natureza.

Ao lançar o termo Nature-Deficit Disorder (Transtorno do Déficit da Natureza), Louv conseguiu despertar atenção pública, apresentando em seu livro uma síntese de pesquisas que relacionam a presença da natureza na vida das crianças com seu bem estar físico, emocional, social e acadêmico.

Além de servir como alerta, o livro também apresenta soluções práticas e simples para restabelecer a conexão entre a criança e a natureza. Algumas podem ser aplicadas até mesmo no pátio de casa.

O livro causou tanto impacto que rapidamente o projeto se espalhou, sendo traduzido para 15 idiomas, publicado em 20 países e ultrapassando a marca de 500 mil cópias vendidas. Já é possível adquirir a versão em português, que deixarei linkada abaixo.

Clique e compre com desconto na Amazon


Dados alarmantes e consequências da falta de contato com a natureza

Segundo as pesquisas, crianças que vivem em centros urbanos passam 90% do tempo em ambientes fechados. Quando falamos de Brasil, os números apontam que 40% das crianças passam apenas uma hora ou menos por dia brincando ao ar livre.

Este comportamento tem consequências graves e o autor considera ser o maior responsável por transtornos que tem crescido em consultórios pediátricos como crianças com sintomas de depressão, deficit de atenção e hiperatividade (TDAH), problemas cognitivos e obesidade infantil.

Louv também menciona a teoria de biofilia do professor de Harvard, Edward O. Wilson. A teoria sugere que os seres humanos têm atração inata pela natureza e que essas experiências são fundamentais para nossa saúde mental e física.

Todas estas informações apontam que nossa atração e necessidade de ambientes naturais e envolvimento com outras espécies são fundamentais para nossa saúde, sobrevivência e espírito. Essa conexão é parte de nossa humanidade.


 Maneiras de trazer a natureza de volta à sua vida

Amenizar todos estes problemas é muito mais simples do que parece e apenas alguns minutos por dia em contato com a natureza já são o suficiente para reduzir estes transtornos.

É necessário que alguns pais enfrentem o próprio medo da natureza de modo a não projetar na criança suas próprias inseguranças em relação ao ambiente natural, como medo de insetos e plantas.

Esse tipo de comportamento é extremamente prejudicial para a aproximação das crianças com a natureza e superar esse obstáculo contribui para o seu desenvolvimento e aprendizado.

Incluir na rotina dos pequenos atividades simples como cuidar de uma horta ou fazer caminhadas curtas no parque proporcionam grandes resultados.

Estimular atividades ao ar livre, visitas a parques, praças, jardins e outras áreas naturais abrem espaço para muita diversão e interação. Juntas as crianças exploram o ambiente, descobrem lugares secretos e estreitam relações.

Criar um espaço de tédio construtivo, afastando os pequenos da tecnologia e interagindo com eles na busca de novas brincadeiras e atividades, também é uma forma de abrir as crianças para a natureza.


Confira os resultados da prova de O Aprendiz

Para você que perdeu o terceiro episódio de O Aprendiz e não quer assistir o programa completo, vou deixar o link da segunda parte do programa, que apresenta a finalização e resultados da prova.

Vale muito a pena assistir, especialmente o trabalho apresentado pela equipe vencedora.


Fontes:
8 lições de Richard Louv sobre a relação crianças e natureza | Portal Aprendiz
Estamos sofrendo o transtorno de déficit de natureza | Época
'Deficit de natureza' provoca problemas físicos e mentais em crianças, alerta especialista | BBC
All you need to know about nature deficit disorder

Comentários