[PERIGO] A luz azul do seu smartphone é nociva para o sono e pode causar doenças


Enquanto a luz azul natural induz ao bem estar e traz benefícios para a saúde, quando falamos de luz azul artificial o resultado pode ser bem diferente. Isso explica por que a exposição a smartphones, tablets e monitores prejudicam tanto o sono, mas tem muito mais para considerar nessa história.

Quer saber mais sobre tudo isso? Então pega um café e vem comigo descobrir os efeitos da luz azul e como a exposição excessiva pode afetar sua saúde.

O que é a luz azul?

Primeiramente vamos falar sobre luz. A luz do sol é composta de luz vermelha, laranja, amarela, verde, azul, anil e violeta. Quando combinadas temos a luz branca, que é a forma como vemos.

Fica mais fácil entender quando pensamos no arco-iris. Este fenômeno nada mais é do que a refração e reflexão da luz branca ao incidir nas gotas de chuva. Por isso que enxergamos todos os espectros de cor no arco-iris.

Mas nem todas as cores tem o mesmo efeito no organismo. Enquanto ondas azuis naturais são benéficas durante o dia, melhorando a disposição, atenção, tempo de reação e humor, na parte da noite os efeitos de luzes artificiais podem ser perturbadores.

O assunto fica crítico quando consideramos o excesso de exposição que vivemos diariamente através de smartphones, tablets e monitores. Outras fontes artificiais de luz azul são as lâmpadas fluorescentes, luzes de LED e televisores LED tela plana.

Basicamente tudo que encontramos dentro de qualquer residência...

O que a luz azul pode causar?

Pesquisadores de Harvard e da Universidade de Toronto concluiram que a exposição aos espectros de luz azul e violeta no período da noite afeta a produção de melatonina, hormônio regulador do sono. Além disso, estudos apontam que a superexposição pode estar relacionada a doenças como diabetes, obesidade, depressão e danos na retina.

Parece que viver no multitela é mais nocivo do que podemos imaginar, não é mesmo?

Mas será possível prevenir e reduzir os danos causados pela luz azul? Continue lendo, pois a solução para os seus problemas é grátis e te conto a seguir.

Para que serve filtro azul no celular?

Talvez você já tenha ouvido falar no filtro de luz azul. Este filtro pode ser localizado em seu dispositivo como Modo Noturno e tem a função de filtrar os espectros de luz azul da tela, anulando o efeito negativo da exposição.

Recentemente instalei aplicativos com filtro de luz azul no celular e também em meu notebook e estou bastante satisfeita com os resultados. Antes eu sentia a visão bem cansada na parte da noite, ao mesmo tempo que estava sempre em estado de alerta e depois de usar o modo noturno essa sensação passou e sinto maior facilidade para dormir.

Em smartphones é possível baixar aplicativos que ativam o modo noturno. No meu caso, uso sistema Android e instalei o Blue Light Filter - Night Mode. No iOS o modo noturno está disponível nas configurações a partir da versão 9.3.

No Windows 10 este modo está disponível nas configurações. Confira como ativar neste tutorial. Mesmo que sua versão de Windows não tenha modo noturno, é possível instalar programas gratuitos pesquisando por filtros de luz azul.

Comparativo celular com modo noturno ativado VS luz azul padrão

Vale lembrar que o uso de tecnologias à noite deve ser moderado, especialmente entre uma e duas horas antes de dormir. Especialmente porque determinados vídeos e interações em redes sociais servem como estimulante, mantendo a mente ligada e prejudicando o sono.

Os filtros de luz azul também podem ser encontrados em óculos. Saiba mais logo abaixo.

O que é lente Blue Control?

Atualmente é possível encontrar diversos modelos de óculos que usam a tecnologia Blue Control, capaz de filtrar o espectro azul e proporcionar o mesmo efeito dos filtros de luz azul do celular ou computador.

Nunca usei óculos anti luz azul, mas as lentes são alaranjadas e têm efeito semelhante à versão do celular. Por via das dúvidas, o melhor é testar antes de comprar.

Exemplo de óculos anti luz azul

Fontes:


Leia também:
10 Dicas para combater a insônia e dormir melhor

Comentários